1. (UPE) O fundamentalismo islâmico, uma tendência oculta por muito tempo, embora poderosa na vida do Oriente Médio, chamou a atenção do mundo com a Revolução iraniana de 1979. Valendo-se da significativa renda do petróleo iraniano, o aiatolá Khomeini criou um ‘Serviço para a exportação da Revolução islâmica’. No ano de 1982, milhares de militantes jovens de cerca de sessenta países estavam sendo treinados para divulgar sua mensagem contagiante por todo o mundo. A principal característica sociopolítica da revolução iraniana foi a * 1 ponto A. defesa de reformas sociais, além da tentativa de recuperar valores religiosos e tradicionais do islamismo. B. instauração de um governo democrático e a total separação entre religião e política, anulando o antigo Estado teocrático. C. resolução das tensões políticas entre Estados Unidos e Irã mediante acordos diplomáticos. D. aproximação com o Ocidente por meio de uma grande abertura social e política. E. radicalização no âmbito social e político, depois da morte de Khomeini, em 1989.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- A. defesa de reformas sociais, além da tentativa de recuperar valores religiosos e tradicionais do islamismo.
2- C. com a Revolução Islâmica, dirigida do exterior pelo aiatolá Khomeini, o Irã tornou-se um Estado teocrático fechando- se para o Ocidente.
Explicação: CLASSROOM
1- O Aiatolá voltou para o Irã e rebatizou o país com o nome de República Islâmica do Irã e adotou leis religiosas islâmicas severas, proibindo as influências ocidentais, de maneira a recuperar valores islâmicos.
2- Após a revolução, o Irã começou a ser comandado pelo aiatolá Ruhollah Khomeini, que fez com que a nação passasse de uma monarquia a uma república islâmica. A revolução fundamentalista iraniana ocorreu em duas fases. Na primeira, alguns grupos liberais fizeram uma aliança com religiosos e grupos de esquerda para depor o xá. Já na segunda, os aiatolás chegaram ao poder.
ESPERO TER AJUDADO! ❤❤❤
A Revolução Iraniana (1979) teve como principal característica sóciopolítica a defesa de reformas sociais e a recuperação de valores religiosos e tradicionais do islamismo (alternativa a).
A revolução ocorreu em um contexto em que o governo do país era uma monarquia aliada aos interesses dos Estados Unidos, onde o país exportava grandes volumes de petróleo e a população não se beneficiava desta riqueza.
O país era governado pelo Xá Reza Pahlewi (espécie de rei) aliado dos Estados Unidos que tentava ocidentalizar o país, o que era aceito por parte da população e lideranças fundamentalistas, que se tornaram opositores das políticas pró-Ocidente do Xá.
Neste contexto, surge um movimento fundamentalista nacionalista mulçumano, que defendia o rigor religioso e o resgate das tradições do país, que derrubou o regime do Xá Reza Pahlewi, levando ao rompimento do Irã com o Ocidente promovendo a ascensão do líder espiritual-político, o aitolá Khomeini, que estava exilado do país.
O novo regime político implantado no Irã, prendeu opositores políticos, estabeleceu a censura dos meios de comunicação, proibiu qualquer manifestação cultural ocidental e os valores religiosos se tornaram mais importantes. O país até os dias atuais não mantém relações com o Ocidente.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/36840142