1 — (Unisc 2016) Anarquismo é uma corrente de pensamento com variadas expressões no pensamento filosófico e político. Os anarquistas têm em comum a defesa da liberdade pessoal, da participação direta dos cidadãos em todos os assuntos políticos e a recusa às diferentes formas de autoridade e de governo. São contrários à representação política e à delegação de poder. Entendem que a ordem social não requer a existência de governo. Há um segundo sentido do termo, comum na linguagem popular, em que anarquista significa ser apoiador da desordem e do caos. Dicionário de Filosofia Política, Editora Unisinos, 2010. Considerando o primeiro sentido, próprio do pensamento filosófico e político, assinale a alterna- tiva condizente com a visão anarquista. a) Voto universal e eleições diretas para todos os cargos governamentais. b) Cooperativas e sindicatos de trabalhadores. c) Organização terrorista anticapitalista, militarizada e hierarquizada, tipo Al-Qaeda. d) Parlamentos livres (de deputados, senadores ou vereadores). e) Democracia representativa. 2 — (Uem-pas 2015) Valéria Pilão informa que, por ocasião da Copa do Mundo de 1970, durante a ditadu- ra militar estabelecida no país, Miguel Gustavo compôs a canção “Pra frente Brasil”, que incitava:. Levando em consideração o conteúdo do trecho citado e o contexto em que a música foi elabora- da, é correto afirmar que: a) o compositor, com suas palavras, dá a entender um descontentamento com o regime político. b) a canção dirige-se à população brasileira, estimulando sentimentos de grandiosidade nacio- nalista. c) a letra cria uma identificação entre a nação e a seleção, como se a vitória desta significasse avanço daquela. d) o compositor busca estimular os sentimentos críticos dos jogadores e da comissão técnica, em relação ao momento político vivenciado pelo país. e) a letra, apesar de tratar de futebol, tema pelo qual o brasileiro é apaixonado, fala do assunto de modo imparcial, sereno. 3 — (Enem PPL 2015) Colonizar, afirmava, em 1912, um eminente jurista, “é relacionar-se com os paí- ses novos para tirar benefícios dos recursos de qualquer natureza desses países, aproveitá-los no interesse nacional, e ao mesmo tempo levar às populações primitivas as vantagens da cultura intelectual, social, científica, moral, artística, literária, comercial e industrial, apanágio das raças superiores. A colonização é, pois, um estabelecimento fundado em país novo por uma raça de civilização avançada, para realizar o duplo fim que acabamos de indicar”. MÉRIGNHAC. Précis de législation et d’économie coloniales. Apud LINHARES, M. Y. A definição de colonização apresentada no texto tinha a função ideológica de: a) dissimular a prática da exploração mediante a ideia de civilização. b) compensar o saque das riquezas mediante a educação formal dos colonos. c) formar uma identidade colonial mediante a recuperação de sua ancestralidade. d) reparar o atraso da Colônia mediante a incorporação dos hábitos da Metrópole. e) promover a elevação cultural da Colônia mediante a incorporação de tradições metropolitanas. 4 — (Uel 2006) “[...] uma grande marca enaltece — acrescenta um maior sentido de propósito à expe- riência, seja o desafio de dar o melhor de si nos esportes e nos exercícios físicos ou a afirmação de que a xícara de café que você bebe realmente importa [...] Segundo o velho paradigma, tudo o que o marketing vendia era um produto. De acordo com o novo modelo, contudo, o produto sempre é secundário ao verdadeiro produto, a marca, e a venda de uma marca adquire um com- ponente adicional que só pode ser descrito como espiritual”. O efeito desse processo pode ser observado na fala de um empresário da Internet comentando sua decisão de tatuar o logo da Nike em seu umbigo: “Acordo toda manhã, pulo para o chuveiro, olho para o símbolo e ele me sacode para o dia. É para me lembrar a cada dia como tenho de agir, isto é, ‘just do it’.” KLEIN, Naomi. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Record, 2002, p. 45-76. Com base no texto e nos conhecimentos sobre ideologia, é correto afirmar: a) A atual tendência do capitalismo globalizado é produzir marcas que estimulam a conscientiza- ção em detrimento dos processos de alienação. b) O capitalismo globalizado, ao tornar o ser humano desideologizado, aproximou-se dos ideais marxistas quanto ao ideal humano. c) Graças às marcas e à influência da mídia, em sua atuação educativa, as pessoas tornaram-se menos sujeitas ao consumo. d) O trabalho ideológico em torno das marcas solucionou as crises vividas desde a década de 1970 pelo capital oligopólico. e) Por meio da ideologia associada à mundialização do capital, ampliou-se o fetichismo das mer- cadorias, o qual se reflete na resposta social às marcas.
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Resposta:
1:: letra (b) Cooperativas e sindicatos de trabalhadores.
2:: letra (b) a canção dirige-se à população brasileira, estimulando sentimentos de grandiosidade nacio-
nalista.
(c) a letra cria uma identificação entre a nação e a seleção, como se a vitória desta significasse
avanço daquela.
As duas então certas
3::letra (a) dissimular a prática da exploração mediante a ideia de civilização.
4:: letra (e) Por meio da ideologia associada à mundialização do capital, ampliou-se o fetichismo das mer-
cadorias, o qual se reflete na resposta social às marcas.
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Resposta:
1) B
2) B e C as duas estão corretas
3) A
4) E
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