1.(UNIFESP-SP) Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 1 e 2.
Ontem a Serra Leoa,
A guerra, a caça ao leão,
O sono dormido à toa
Sob as tendas d’amplidão!
Hoje... o porão negro, fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...
E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar...
Ontem plena liberdade,
A vontade por poder...
Hoje... cúm’lo de maldade,
Nem são livres p’ra morrer...
Prende-os a mesma corrente
– Férrea, lúgubre serpente –
Nas roscas da escravidão.
E assim roubados à morte,
Dança a lúgubre coorte
Ao som do açoite... Irrisão!...
(Castro Alves. Fragmento de O navio negreiro – tragédia no mar.)
1.(UNIFESP-SP) Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 1 e 2.1. Considere as seguintes afirmações. I. O texto é um exemplo de poesia carregada de dramaticidade, própria de um poeta-condor, que mostra conhecer bem as lições do “mestre” Victor Hugo. II. Trata-se de um poema típico da terceira fase romântica, voltado para auditórios numerosos, em que se destacam a preocupação social e o tom hiperbólico. III. É possível reconhecer nesse fragmento de um longo poema de teor abolicionista o gosto romântico por uma poesia de recursos sonoros. Está correto o que se afirma em *
1 ponto
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) III, apenas.
(D) I, II e III.
2. Nesse fragmento do poema O Navio Negreiro:
1 ponto
(A) o poeta se vale do recurso ao paralelismo de construção apenas na primeira estrofe.
(B) o eu poemático aborda o problema da escravidão segundo um jogo de intensas oposições.
(C) os animais evocados – leão, jaguar e serpente – têm, respectivamente, sentidos denotativo, denotativo e metafórico.
(D) o tom geral assumido pelo poeta revela um misto de emoção, vigor e resignação diante da escravidão.
Opção 5
3 – (FUVEST-SP)

Em seu contexto de origem , o quadro acima de Victor Meirelles. MOEMA. 1866, Corresponde a uma: *
1 ponto
A. denúncia política das guerras entre as populações indígenas brasileiras.
B. Idealização romântica num contexto de construção da nacionalidade brasileira.
C. crítica republicana à versão da história do Brasil difundida pela monarquia.
D. defesa da evangelização dos índios realizada pelas ordens religiosas no Brasil.
4. (ENEM)
Soneto
Já da morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!
Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!... já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece...
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!
O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.
Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!
AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.
O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é *
1 ponto
A. a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.
B. a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
C. o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.
D. o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.
Leia o texto a seguir:
Oh! dias da minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minhã irmã!
5. Identifique a característica romântica marcante neste fragmento do poema “Meus oito anos” de Casemiro de Abreu. *
1 ponto
a) Pessimismo
b) Saudosismo
c) Nacionalismo
d) Idealização da mulher
6 – Relacione: *
a) ( ) Social, liberal ou condoeira – autor de destaque – Castro Alves
b) ( ) Nacionalista – autor de Destaque – Gonçalves Dias
c) ( ) Ultra – Romântica – conflito do eu – (mal-do-século), autor de destaque – Alvares de Azevedoluna 3
Soluções para a tarefa
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Resposta:
1 - E) I, II e III
2 - B) o eu poemático aborda o problema da escravidão segundo um jogo de intensas oposições.
3 - B) idealização romântica num contexto de construção da nacionalidade brasileira.
4 - B) A melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
5 - D) Idealização da mulher
6- Não sei
Explicação:
correto
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