1) (UNICENTRO – Adaptada) Sobre os conflitos étnicos e a questão das nacionalidades, assinale a alternativa correta. *
a) Os conflitos étnicos da Irlanda têm como principal foco o rompimento da supremacia britânica sobre os irlandeses, dentro da Grã-Bretanha. Neste caso, a Irlanda do Norte e a Irlanda do Sul uniram-se contra ingleses e escoceses.
b) Os conflitos étnicos mais recentes, ocorridos na África, opõem as populações tribais locais ao colonizador. Em Angola, por exemplo, as tribos locais uniram-se contra a população de origem portuguesa, o antigo dominador.
c) Os conflitos entre árabes e judeus são essencialmente de fundo religioso, alimentando a oposição entre palestinos e judeus. Neste caso, os conflitos por território são apenas secundários tendo, mesmo, deixado de fazer parte da pauta de negociações, na última década.
d) A “Questão Basca” envolve a reivindicação dos bascos quanto ao aumento da autonomia política e também cultural, junto ao governo espanhol, bem como uma possível independência do País Basco.
2) O Oriente Médio, foco de conflitos geopolíticos, nacionalistas e religiosos que geram preocupações em diferentes países, é considerado uma das principais áreas estratégicas do mundo *
a) por ter o seu território banhado pelos oceanos Pacífico e Índico e por sua importância no mercado mundial, devido ao elevado consumo de carvão mineral.
b) devido à sua localização próxima à China e à Índia e à sua importância econômica como principal produtora de carvão mineral em escala mundial.
c) devido à sua localização entre Ásia, Europa e África e à sua importância econômica como detentora das maiores reservas mundiais de petróleo em terra.
d) por ter o seu território banhado pelo Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho e por sua importância no mercado mundial como principal consumidora de petróleo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1.d) A “Questão Basca” envolve a reivindicação dos bascos quanto ao aumento da autonomia política e também cultural, junto ao governo espanhol, bem como uma possível independência do País Basco.
Feedback
Parabéns, a resposta é a letra D. A presença de questões nacionalistas não remete a algo novo. A consolidação do território, a formação do território, ou ainda a solidificação da estrutura de poder é algo muito presente no século XX. As alternativas incorrem exatamente nisso. Mas destacam situações não existentes, como a união das Irlandas contra o Reino Unido, ou ainda a volta do antigo colonizador Portugal a Angola. Assim se verifica que a questão Basca está de acordo pois evidencia a carência de autonomia política, social e econômica pleiteada pelos Bascos.
2.c) devido à sua localização entre Ásia, Europa e África e à sua importância econômica como detentora das maiores reservas mundiais de petróleo em terra.
Feedback
Parabéns, a resposta é a letra C. Ao analisar o Oriente Médio se percebe que sua riqueza mais explorada é o petróleo. Tal importância se dá na maior parte pela exploração e exportação, participando ativamente da OPEP. Assim a alternativa C se adequa melhor por evidenciar ao aspecto estratégico do local, bem como o recurso natural mais explorado
Explicação:
Os conflitos étnicos entre judeus e palestinos apesar de num primeiro momento parecerem conflitos religiosos, também se trata de um conflito financeiro e de poder. Deste modo podemos entender as alternativas “D” e "C" como correta para estas questões respectivamente.
Já quando tratamos da própria questão Basca, entendemos que ela de fato está ligada à falta de autonomia política, social e econômica, como os Bascos lutam para que exista.
Sobre as demais alternativas, é necessário lembrar que nos dias de hoje já não ocorrem confrontos diretos contra o processo de colonização, isso porque na maior parte das vezes os colonizados sequer têm aparato bélico para tal feito.
Quer saber mais sobre o assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/12550779