1- (Unicamp-SP) O rei Salomão resolveu uma disputa entre duas mulheres que reclamavam a posse de uma criança. Ao propor dividir a criança ao meio, uma das mulheres desistiu. O rei então concluiu que havia desistido era de fato a mãe verdadeira. Nos tribunais modernos, um juiz pode utilizar a análise dos grupos sanguíneos e o teste de DNA para ajudar a solucionar questoes semelhantes. Analisando uma situação em que a mulher de sangue A atribuía a paternidade de seu filho de sangue 0 a um homem de sangue B, o juiz não pôde chegar a nenhuma decisão conclusiva.
a) Explique por quê.
b) Qual deveria ser o grupo sanguíneo do homem para que a decisão pudesse ser conclusiva?
Soluções para a tarefa
Respondido por
238
a) Porque se a criança tem o sangue O um dos dois( pai ou mãe) precisa ter também o sangue O. Como o pai tem o sangue B e a mãe tem o sangue A , para a criança ser filha dos dois ela teria que nascer o sangue A, B ou AB.
b) O pai deveria ter o sangue O.
b) O pai deveria ter o sangue O.
Respondido por
46
A) Se a mãe tem sangue tipo A, e o pai tipo B, o menino deveria ser tipo A, B ou AB.
B) Já que o menino tem o sangue tipo O, o pai também deveria ter esse mesmo tipo, para esse ser pai mesmo.
Considerando o sistema de tipagem sanguínea ABO, onde os tipos sanguíneos se classificam em A, B, AB e O, que se caracterizam por certas proteínas de membrana nas hemácias que são chamadas de aglutinogênios e aglutininas que vão justamente aglutinar na presença de sangue estranho.
O tipo sanguíneo varia de individuo para individuo, mas é uma característica hereditária de dominância incompleta, logo, o individuo não será idêntico aos pais em questão de tipo sanguíneo.
Caso queira estudar mais:
https://brainly.com.br/tarefa/15233728
Anexos:
Perguntas interessantes