1) (Unicamp-SP) Depois um surto de uma doença misteriosa (início com febre, coriza, mal- estar, dores abdominais, diarreia, manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo) que acometeu crianças com até cinco anos de idade em uma creche, os pesquisadores da Unicamp conseguiram sequenciar o material genético do agente causador da doença e concluíram que se tratava de um vírus. Um segmento dessa sequência era UACCCGUUAAAG.
a) Explique por que os pesquisadores concluíram que o agente infeccioso era um vírus.
b) Dê duas características que expliquem por que os vírus não são considerados seres vivos.
c) Sabendo-se que a sequência mostrada acima (UACCCGUUAAAG) dará origem a uma fita de DNA, escreva a sequência dessa fita complementar.
2) (FUVEST) Os portadores do vírus HIV, agente causador da AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida), são tratadas com os chamados coquetéis antivirais, que combinem drogas inibidoras da transcriptase reserva com drogas inibidoras de proteases.
a) Por que a transcriptase reserva é essencial para que o vírus HIV se multiplique?
b) Como o vírus HIV causa a imunodeficiência em humanos?
3) (UERJ) Pandemias graves de gripe por vírus influenza repetem-se, no mundo, a determinados intervalos de tempo, causando milhões de mortes. Cientistas da OMS alertam para o fato de que a gripe aviária, surgida no sudeste asiático, pode provocar uma nova pandemia.
O controle do alastramento deste vírus é problemático, não só devido às facilidades de transporte no mundo, mas, também, porque as vacinas produzidas para combatê-lo podem perder a sua eficácia com o tempo.
Essa perda de eficácia está associada à seguinte característica do vírus influenza:
a) sofrer alterações em seu genoma com certa frequência.
b) inibir com eficiência a produção de anticorpos pelo hospedeiro.
c) destruir um grande número de células responsáveis pela imunidade.
d) possuir cápsula protetora contra a maioria das defesas do hospedeiro.
4) (ENEM-2011) Os sintomas mais sérios da Gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente é a menor imunidade desses grupos contra o vírus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetíveis.
A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque:
a) possui anticorpos contra o agente causador da doença.
b) possui proteínas que eliminam o agente causador da doença.
c) estimula a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.
d) possui linfócitos B e T que neutralizam o agente causador da doença.
e) estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.
5) A Síndrome Respiratória Aguda Grave, também conhecida como SARS, é uma doença sem tratamento que foi descoberta em 2003 na China. A respeito dessa patologia, marque a alternativa incorreta:
a) A SARS é uma doença caracterizada por uma pneumonia grave.
b) A doença é transmitida por um vírus envelopado do gênero Morbillivirus.
c) A SARS pode ser transmitida pela inalação do vírus.
d) A doença não possui tratamento específico.
6) Observe a manchete da notícia divulgada em 11 de março de 2020, na página do saudeabrilcombr
a) Observe a imagem sobre a estrutura viral do coronavírus e descreva-o morfologicamente.
b) Analisando a morfologia do Coronavírus, explique por que deve-se utilizar álcool e/ou lavar as mãos e superfícies com água e sabão como medida profilática à COVID-19.
c) Na notícia, a frase “Como a definição de pandemia muda o controle da doença?” baseado em seus conhecimentos explique-a.
Soluções para a tarefa
1 - a) Esses pesquisadores concluíram que o agente infeccioso era um vírus devido ao fato dele apresentar como material genético exclusivo, um segmento de RNA, segmento esse que é utilizado somente por um vírus.
b) Os vírus não apresentam estrutura celular, nem possuem metabolismo próprio, por isso, são dependentes das células por ele parasitadas.
c) A sequência da fita complementar de DNA será: ATGGGCAATTTC.
2 - a) Porque a transcriptase reversa é necessária para a realização da síntese do DNA a partir do RNA.
b) O vírus HIV destrói o linfócito CD4 . Esse vírus entra no organismo e ataca os linfócitos T (células de defesa), o que permite que a ocorrência de imunodeficiência.
3 - a) sofrer alterações em seu genoma com certa frequência.
4 - e) estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.
Essas vacinas são feitas a partir de partículas do vírus ou da bactéria que causa a enfermidade, fortalecendo assim, o sistema imune e permitindo que a infecção seja combatida através de anticorpos.
5 - b) A doença é transmitida por um vírus envelopado do gênero Morbillivirus.
O vírus do gênero Morbillivirus é responsável pela transmissão do Sarampo, o vírus responsável pela SARS é o Coronavírus.
Obs: A questão 6 não possui a notícia.
Espero ter ajudado!
Resposta:
1 - a) Esses pesquisadores concluíram que o agente infeccioso era um vírus devido ao fato dele apresentar como material genético exclusivo, um segmento de RNA, segmento esse que é utilizado somente por um vírus.
Essa resposta está correta, mas também podemos identificar pela sintomatologia, que é febre e os diversos sintomas apresentados na questão.
Explicação: