1(Unesp-SP) Na Idade Média ocidental, a Igreja crista justificava e explicava o ordenamento social. Ao lado dos clérigos, que detinham o conhecimento da leitura e da escrita, um dos grupos sociais da época era constituído por:a)assalariados, que trabalhavam nas terras dos que protegiam as fronteiras da Europa medieval das invasões dos povos bárbaros germânicos.b)usurários, que garantiam o financiamento das campanhas militares da nobreza em luta contra os infiéis muçulmanos.c)donos de manufaturas de tecidos de algodão, que abasteciam o amplo mercado consumidor das colônias americanas.d)servos, que deviam obrigações em trabalho aos senhores territoriais que cuidavam da defesa militar da sociedade.e)escravos, que garantiam a sobrevivência material da sociedade em troca da concessão da vida por parte dos seus vencedores.
Soluções para a tarefa
A alternativa A é falsa, pois os servos, que trabalhavam na terra dos senhores, não eram trabalhadores assalariados, mas trabalhavam em troca do direito de usar as terras dos nobres e ficar com parte daquilo que produziam.
A alternativa B é falsa, pois a usura (o empréstimo de dinheiro a juros) era proibido na Idade Média.
A alternativa C é falsa, pois as manufaturas visavam abastecer os mercados europeus, não o das colônias.
A alternativa D é verdadeira e descreve corretamente a instituição da servidão, que servia de base econômica sobre a qual era constituída a sociedade medieval.
A alternativa E é falsa, pois não havia, em sentido estrito, o emprego de mão de obra escrava dos povos vencidos na Europa Ocidental, sendo esta instituição já superada pela Europa neste período.