História, perguntado por cavalheirooaulo, 6 meses atrás

1. (UnB-DF) A democracia está sempre na berlinda. Do mundo clássico ao contemporâneo, houve sempre quem não a julgasse ser o sistema ideal de governo. As tentações para subvertê-la têm-se manifestado historicamente. Há, no entanto, um lastro de conquistas democráticas que se afirmou ao longo do tempo. Com relação à evolução da experiência democrática, julgue os itens a seguir. *
a) O laconismo e a disciplina militar possibilitaram o desenvolvimento dos estudos filosófico humanistas no seio da sociedade espartana, o que permitiu criar condições para a emergência dos ideais democráticos na Grécia antiga.
b) Os gregos antigos, ao servirem-se do trabalho escravo, contrariavam a lógica dos seus conceitos democráticos, uma vez que atribuíram à capacidade do fazer manual a condição maior para se bem governar os homens.
c) O modelo da democracia burguesa liberal ocidental, que nasceu das revoluções atlânticas e do lluminismo, ao se implantar em países com fortes valores capitalistas e industriais, acabou com todas as manifestações políticas que defendiam o nacionalismo e o socialismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
4

F-F-F-F

A disciplina militar raramente impulsiona o saber filosófico, porque a mesma se concentra no saber obedecer regras e lutar. Os gregos tinham escravos, estima-se que cada cidadão grego tinha pelo menos um escravo, e isso não ia contra os seus conceitos democráticos.

O modelo de democracia que temos não nasceu das revoluções atlântidas, nem do Iluminismo, foram os gregos que aos iniciaram essas ideias. As liberdades da América do sul são de grande importância, visto que muitas restrições já foram implementadas nessas áreas.

Perguntas interessantes