1)
Uma universidade no estado do Rio do Grande do Sul, costuma fazer uma competição de ponte de macarrão.
Nessa universidade "os acadêmicos são incentivados a terem experiências práticas durante toda a graduação. Aplicar a teoria desenvolvida em sala de aula em projetos práticos que mostrem a realidade da profissão e do mercado de trabalho é uma das características básicas de todos os cursos da FSG. E nos Cursos de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo não é diferente!
Em sua 3ª edição, a Competição de Pontes de Espaguete, um dos mais clássicos e divertidos exemplos de ensino na prática, mostrou que, aqui na FSG, os alunos aplicam toda a teoria estudada em sala de aula, projetam e constroem, com muita habilidade e conhecimento, pontes feitas de massa de espaguete, simulando estruturas reais.
O objetivo da competição é construir uma ponte de espaguete em forma de treliça (barras ligadas a nós, dispostas em forma de triângulos), com peso máximo de 900g e comprimento de um metro, utilizando somente massa do tipo espaguete n.º 7, colas epóxi do tipo massa e resina, e cola quente.
Durante a competição, as pontes são submetidas a testes de força, ao serem colocadas anilhas com pesos variáveis na base, até ser atingida a resistência máxima e a ponte ser quebrada.
107 Kg foi o peso suportado pela ponte Big Bridge (imagem a seguir), batendo o recorde da primeira edição da competição da FSG, que era de 32 Kg, e quase alcançando o recorde mundial registrado de 176 Kg, que, segundo a Johns Hopkins University (Estados Unidos) foi obtido na Okanagan University College (Canadá), em condições semelhantes.
A ponte produzida pelos acadêmicos Felipe Sabbi Flores, Giovani Zanella e Norberto Luiz Meneghel Junior, do Curso de Engenharia Civil, pesava 900 gramas e obteve primeira colocação na competição."
ponte de espaguete
Fonte: Tessari, Bruna (2015).
A respeito da treliça da foto, assinale a alternativa CORRETA, sobre estabilidade, estaticidade e elementos
Alternativas:
a)
É uma treliça estável, isostática, internamente hipostática e externamente hipostática.
b)
É uma treliça estável, hipostática, internamente hipostática e externamente hipostática.
c)
É uma treliça estável, isostática, internamente isostática e externamente isostática.
d)
É uma treliça estável, hiperestática, internamente hiperestática e externamente hiperestática.
e)
É uma treliça estável, hiperestática, internamente hiperestática e externamente hipostática.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A opção correta é a letra d).
Essa estrutura não pode ser isostática, porque apresentaria um nível baixo de estabilidade, significando que dificilmente conseguiria resistir às pressões à qual a ponte foi submetida e também não pode ser hipostática, porque a sua estrutura não seria estável.
Assim, certamente a estrututra é hiperestática, isto é, o número de rações é superior ao necessário para manter o equilíbrio.
Assim, a alternativa correta é a d).
Espero ter ajudado, qualquer coisa, pergunte.
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás