Matemática, perguntado por usina20, 10 meses atrás

1)
Uma universidade no estado do Rio do Grande do Sul, costuma fazer uma competição de ponte de macarrão.

Nessa universidade "os acadêmicos são incentivados a terem experiências práticas durante toda a graduação. Aplicar a teoria desenvolvida em sala de aula em projetos práticos que mostrem a realidade da profissão e do mercado de trabalho é uma das características básicas de todos os cursos da FSG. E nos Cursos de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo não é diferente!

Em sua 3ª edição, a Competição de Pontes de Espaguete, um dos mais clássicos e divertidos exemplos de ensino na prática, mostrou que, aqui na FSG, os alunos aplicam toda a teoria estudada em sala de aula, projetam e constroem, com muita habilidade e conhecimento, pontes feitas de massa de espaguete, simulando estruturas reais.

O objetivo da competição é construir uma ponte de espaguete em forma de treliça (barras ligadas a nós, dispostas em forma de triângulos), com peso máximo de 900g e comprimento de um metro, utilizando somente massa do tipo espaguete n.º 7, colas epóxi do tipo massa e resina, e cola quente.

Durante a competição, as pontes são submetidas a testes de força, ao serem colocadas anilhas com pesos variáveis na base, até ser atingida a resistência máxima e a ponte ser quebrada.

107 Kg foi o peso suportado pela ponte Big Bridge (imagem a seguir), batendo o recorde da primeira edição da competição da FSG, que era de 32 Kg, e quase alcançando o recorde mundial registrado de 176 Kg, que, segundo a Johns Hopkins University (Estados Unidos) foi obtido na Okanagan University College (Canadá), em condições semelhantes.

A ponte produzida pelos acadêmicos Felipe Sabbi Flores, Giovani Zanella e Norberto Luiz Meneghel Junior, do Curso de Engenharia Civil, pesava 900 gramas e obteve primeira colocação na competição."



ponte de espaguete

Fonte: Tessari, Bruna (2015).

A respeito da treliça da foto, assinale a alternativa CORRETA, sobre estabilidade, estaticidade e elementos

Alternativas:

a)
É uma treliça estável, isostática, internamente hipostática e externamente hipostática.

b)
É uma treliça estável, hipostática, internamente hipostática e externamente hipostática.

c)
É uma treliça estável, isostática, internamente isostática e externamente isostática.

d)
É uma treliça estável, hiperestática, internamente hiperestática e externamente hiperestática.

e)
É uma treliça estável, hiperestática, internamente hiperestática e externamente hipostática.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
3

A opção correta é a letra d).

Essa estrutura não pode ser isostática, porque apresentaria um nível baixo de estabilidade, significando que dificilmente conseguiria resistir às pressões à qual a ponte foi submetida e também não pode ser hipostática, porque a sua estrutura não seria estável.

Assim, certamente a estrututra é hiperestática, isto é, o número de rações é superior ao necessário para manter o equilíbrio.

Assim, a alternativa correta é a d).

Espero ter ajudado, qualquer coisa, pergunte.

Perguntas interessantes