1)Uma resenha de um livro ou filme contém, o resumo da história e as avaliações que defendem a
posição do autor. No caderno, relacione cada parágrafo da resenha a seu respectivo conteúdo. Dica:
Desconsidere a citação literal do trecho do romance na contagem dos parágrafos.
I. Informações sobre o enredo.
II. Informações sobre a estrutura do livro.
III. Avaliação sobre as técnicas usadas na narração.
IV. Avaliação sobre a linguagem e conclusão.
a) primeiro parágrafo
b) segundo parágrafo
c) terceiro parágrafo
d) quarto parágrafo
e) quinto parágrafo
Os olhos castanhos de Marcelo eram únicos naquela família e não
havia mais como negar as evidências. Na aula, o professor de Biologia
explicara as leis da hereditariedade, quais características dominantes, quais
recessivas e agora são as ervilhas de Mendel que rodam dentro da mente
do rapaz. A velha desconfiança, afinal, tinha um fundamento! Nenhuma foto
da mãe esperando por ele, Marcelo jamais esteve em seu ventre: seus olhos
não tinham a cor do mar, a cor do céu, a cor dos olhos da mãe, a cor dos
olhos do pai. Era um só Marcelo, diferente e só, adotado.
O que sente e pensa Marcelo? Algo como tristeza ou desespero? Amargura, por quinze anos
vividos sob a custódia de uma traição? Seus pais — ou melhor: eles, Inês e Pedro Paulo não tinham o
direito. De trocar uma história por outra! E o rapaz caminha pelo quarto, como se tudo ali fosse
diferentemente novo. Estranho. No entanto, algumas coisas permaneciam familiares... Ele, que não era
exceção às regras de Mendell, o filho de coração, sentia-se o verdadeiro rapaz que não era de Liverpool.
De fato, os Beatles eram apenas quatro, como Pedro Paulo, Inês, Ramiro e Maria. Alguém sobrava
naquela casa. O quinto Beatle não existiu. E era ele. Encarando os outros, olhos nos olhos: qual a sua
verdadeira história?
Muitos dizem que a vida pode passar diante de nossos olhos — sejam claros, escuros, castanhos,
azuis, não importa —, como um filme em alta velocidade. Caio Riter traduz essa sensação para o leitor,
emprestando voz para o personagem: é Marcelo, em primeira pessoa, quem narra o torvelinho de
imagens e emoções num rápido pulsar de fragmentos que o autor ordena com técnica cinematográfica. O
texto é dividido em cinco capítulos, nos quais a ação no presente se estende por pouco mais que uma
semana e alguns dias. Esse plano narrativo é interrompido por cenas que são à força das digressões,
trazendo tanto a memória de fatos isolados da infância e da juventude de Marcelo, quanto os poucos
instantes que antecederam a conversa com a mãe. É também a derradeira confirmação que marca o
início da narrativa, às primeiras linhas do capítulo um.
« — Não, Marcelo, você não nasceu de mim!
Ela disse. Falou o que eu queria, temia escutar. Falou. As palavras foram claras. Sem sombras. Sem
dúvidas. A confirmação ali, naquela frase tão simples. Tão. Não era minha mãe. Não era. E, no entanto.
Estendeu a mão. A mão que muito carinho já me fizera. A mão. Tremia? Queria ser toque. Acarinhar meu
cabelo, daquele jeito calmo que eu tanto gosto. Gostava.
Leve toque em meu braço.
Fugi.
Lágrimas nos olhos dela. E nos meus.
Fugi para meu quarto.
[...]”
Único abrigo naquela casa que agora me parecia por demais estranha. Ela não era minha mãe.
Mas e se? Não, não era. Suas palavras, naquela voz que não tremeu, naquela voz que, talvez, há muito
tempo desejasse ser, e foi, revelação, não deixavam dúvidas. Você não nasceu de mim. De quem,
então? Ela respondeu apenas à primeira, à principal, pergunta. Muitas outras agora me invadem e, tenho
certeza, me invadirão para o resto da vida. »
Nenhum leitor mais se espanta com o congelamento da ação presente para introduzir um FLASH-
BACK, recurso que ajuda a erguer estruturas não-lineares de efabulação, em idas e vindas dentro de um
texto. É exatamente na interpolação de diferentes planos que vai se afirmando a originalidade do autor e
um laborioso trabalho técnico. Caio Riter interrompe por dezessete vezes o fluxo dos capítulos, com
cenas numeradas e subtítulos, em que o leitor salta para o passado de Marcelo. As lembranças surgem
encaixadas pelo incurso do MATCH CUT, isto é, alguma informação do instante presente (um nome, uma
foto, uma palavra, uma dor) repete uma situação já vivida, assim deflagrando a visão do passado. De
outro modo, a saída das dezessete cenas é feita sem avisos ou abruptas separações, flutuando o
pensamento de Marcelo em efeitos de FUSÃO com o presente.
Da estrutura geral da obra à estrutura das frases, a linguagem privilegia um ponto de vista e uma
fala em perfeita síncope. Das emoções. É a pontuação rígida e seca que pára. O pensamento
entrecortado que se permite. Das lacunas entre palavras ao fosso existencial. São fendas e senhas: por
interrupção, intermitência: interrogações. A todo instante, torcemos por Marcelo. Pela resposta que
procura, pela paz. Céu e mar para o rapaz que não era de Liverpoll.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
informações sobre o enredo letra a
Informações sobre a estrutura do livro letra b e c
Avaliação sobre as técnicas usadas na narração letra d
Avaliação sobre a linguagem e conclusão letra e
EU ACHOOOOOOOO
Explicação:
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