1)
Uma Planta que devora a poluição do ar e limpa a cidade
Em Amsterdã estão testando uma nova metodologia green que promete filtrar a poluição atmosférica urbana. Na cidade holandesa, assim como em todas as outras capitais do mundo, há um nível muito alto de poluição atmosférica. Mas ali, os pesquisadores estão convencidos de que a solução para salvar o meio ambiente e a saúde pública pode vir nas plantas. E estão trabalhando para isso.
Pesquisadores da AMS Institute, do MyEarth e Wageningen UR, estão estudando esta planta que se alimenta de poluentes. Seu nome é Green Junkie. Na prática, foi criado um composto orgânico especial feito de resíduos vegetais que lhe permitiu modificar um gene da Green Junkie aumentando seus pelos com o objetivo de capturar muito mais poluentes atmosféricos.
Dentre os compostos citados abaixo, aquele considerado um gás poluente atmosférico é:
Alternativas:
a)
Material Particulado.
b)
Monóxido de Nitrogênio.
c)
Ácido Sulfúrico.
d)
Sulfato de Manganês.
e)
Dióxido de Enxofre.
Alternativa assinalada
2)
O rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado (oluc) é um processo industrial que transforma o óleo usado em óleo básico novamente, e evita que este resíduo perigoso seja descartado no meio ambiente. Dessa forma, o óleo rerrefinado segue o caminho da sustentabilidade, fechando o ciclo de vida do produto, que retorna ao mercado por meio de formuladoras de óleo lubrificante. Com o rerrefino, o país economiza divisas garantindo a reposição do produto no mercado, poupa os recursos naturais e preserva o meio ambiente.
O rerrefino do óleo lubrificante usado ou contaminado só é possível pois existe um instrumento que possibilita o retorno do lubrificante pós-consumo ao início da cadeia produtiva. Assinale abaixo a alternativa que apresenta esse instrumento.
Alternativas:
a)
Política Nacional de Resíduos Sólidos.
b)
Logística Reversa.
Alternativa assinalada
c)
Política Nacional de Meio Ambiente.
d)
Ciclo de Vida.
e)
Plano de Gestão de Resíduos Sólidos.
3)
O Relatório da situação de inventário de resíduos sólidos industriais no estado do Paraná apontou que 90,4% dos resíduos gerados pelas industrias instaladas no Estado são reutilizados, reciclados ou recuperados. Outros 8,5% são enviados para disposição final adequada, 0,9% segue para tratamento, 0,1% é enviado para disposição final não adequada e 0,1% enviado para coprocessamento.
A disposição final adequada, apontada no texto, pode ser definida como:
Alternativas:
a)
Lixão Controlado.
b)
Coleta Seletiva.
c)
Reuso.
d)
Incineração.
e)
Aterro Sanitário.
Alternativa assinalada
4)
Analise o gráfico abaixo:
Atividades Consumidoras de água no Brasil
Agora analise as afirmações que seguem:
I. O uso mais nobre da água para nós, porém não o mais relevante em volume destinado, é o abastecimento público, representado pela letra C no gráfico acima;
II. O segmento industrial, por meio da incorporação de água nos produtos, na lavagem dos materiais, dos equipamentos e das instalações, além de utilização em sistemas de refrigeração e também em caldeiras para a produção de vapor, está representado no gráfico pela letra B;
III. A agricultura, por meio da irrigação e aplicação de agrotóxicos está representada no gráfico pela letra A.
Assinale abaixo a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) correta(s):
Alternativas:
a)
I, apenas.
Alternativa assinalada
b)
II, apenas.
c)
II e III, apenas.
d)
I e II, apenas.
e)
III, apenas.
5)
Leia o trecho abaixo, noticiado em Julho de 2017:
“A instalação de sistema próprio de captação e aproveitamento de água da chuva passa a ser obrigatória na construção e reformas de prédios públicos e programas habitacionais no Estado do Tocantins. O objetivo é promover ações visando ao aproveitamento racional e eficiente da água da chuva em todo o Estado.”
Assinale abaixo a alternativa que apresenta o conceito utilizado pelo Estado do Tocantins:
Alternativas:
a)
Reciclagem da água.
b)
Logística Reversa da Água.
c)
Gestão Nacional de Recursos Hídricos.
d)
Reúso da Água.
Alternativa assinalada
e)
Política Nacional de Recursos Hídricos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 e
2 b
3 e
4 a
5 d
Explicação:
corrigido pelo ava
1 – Dióxido de Enxofre é considerado um gás poluente, letra E)
O dióxido de enxofre ou SO2 trata-se de um gás sem cor e com forte odor. O SO2 é bem irritante, principalmente, quando entra em contato com as superfícies úmidas, tendo em vista que ele sofre alterações em sua fórmula química e se torna o trióxido de enxofre ou SO3.
O SO2 é liberado para a atmosfera a partir dos gases vulcânicos e das fontes antropogênicas liberadas por fábricas que usam o enxofre como principal matéria-prima, algumas dessas empresas são: termelétricas, empresas que produzem fertilizantes, entre algumas outras.
2 – O instrumento que possibilita o retorno do lubrificante pós-consumo é a logística reversa, letra B)
A logística reversa acontece por meio de um sistema funcional de coleta, de reuso, de reciclagem e de tratamento do produto após o seu uso para após tornar reciclável e voltar para as embalagens originais.
Mesmo que a implementação da PNRS tenha sua aplicabilidade a pouco tempo, a logística reversa tende a ser ser uma realidade bem próxima para a vida das organizações, pois é necessário criar métodos e formas de danificar menos o ambiente para que seja possível a vida no planeta.
No Brasil, há pelo menos 10 anos existem aplicabilidades técnicas da logística reversa ao que tange o recolhimento de produtos como: Pneu; óleo lubrificante; garrafas; baterias e outros.
3 – A disposição que o texto apresenta pode ser conceituada como: aterro Sanitário, letra E)
O aterro sanitário é o local onde são descartados os resíduos sólidos gerados pelo uso de materiais da sociedade. O local do aterro sanitário é composto a partir de resíduos domésticos, comerciais, industriais, de construção e também da origem dos resíduos do esgoto.
O aterro sanitário então se trata de uma espécie de depósito onde são descartados os resíduos advindo dos mais variados ambientes, como: hospital, indústrias, casas familiares e vários outros.
A redação da norma da ABNT NBR 8419/1992, deixa claro que o aterro sanitário é uma técnica de disposição de resíduos sólidos e urbano.
4 – O gráfico sobre as atividades consumidoras de água demonstra que apenas a afirmativa I está correta, letra A)
Grande parte do planeta terra é composto por água, para ser mais claro, cerca de 71% de todo a superfície do planeta é composta por água.
Porém, apenas 1% dessa água está disponível para uso humano em todo o globo e a água é está sendo usada de forma irregular, por exemplo, grande parte da água é usada nos processos industriais que necessitam de grande volume de água para conseguir realizar os processos fabris.
E, para uma grande minoria dessa água é usada para a preservação da espécie e higiene humana, o abastecimento público dessa água termina sendo bem pouco para nós.
5 – O estado de Tocantins está usando o Reúso da Água, letra D)
O reuso da água é o processo de converter águas residuais em águas que podem vir a ser reutilizadas pela sociedade com outros fins. O reúso da água pode incluir o processo de irrigação de jardins, lavagem de pisos e/ou veículos.
A água reciclada é direcionada para o abastecimento de certas necessidades em residências, em empresas e indústrias além disso a água pode ser tratada para o próprio consumo humano, ou seja, é possível transformar a água “suja” em água potável.
A utilização desse elemento pode representar uma economia do recurso.
Fique por dentro do assunto:
Qual é a massa de CaCO3 necessária para consumir a produção diária de SO2?
https://brainly.com.br/tarefa/25275445
O que é logística reversa e qual sua importância?
https://brainly.com.br/tarefa/13521778
Qual a diferença entre aterros sanitários e aterros controlados?
https://brainly.com.br/tarefa/5243755
Atividades econômicas e usos de água
https://brainly.com.br/tarefa/23277692
O que se chama de água de reúso?
https://brainly.com.br/tarefa/14737188
Bons estudos!