1. Uma mulher albina com sangue A, casa-se com um homem com pigmentação normal da pele com sangue O. A primeira filha do casal é albina e possui sangue O. Qual é a probabilidade desse casal ter um segundo filho do sexo masculino, com pigmentação normal da pele e sangue A?
1 ponto
12,5%
15%
25%
50%
55,5%
Outro:
Soluções para a tarefa
A chance de uma mãe albina com sangue A e um pai com pigmentação normal da pele e com sangue O tem uma chance de 12,5% de gerar um filho com pigmentação normal e sangue A. Portanto, a resposta correta é a letra A.
Primeiro, para descobrir o genótipo de cada indivíduo e fazer os cruzamentos, devemos lembrar como o albinismo e o tipo sanguíneo são herdados:
- O tipo sanguíneo é definido através de 3 genes, IA, IB e i. O sangue tipo A é expresso quando, ou o indivíduo possui um genótipo IA-IA ou IA-i, com dominância do gene IA. O sangue B é expresso com genótipo IB-IB ou IB-i. Por fim, o sangue O é expreso com genótipo ii.
- O albinismo é um herança genética que se expressa quando o gene do albinismo (A/a) aparece em homozigose recessiva, ou seja, genótipo aa.
Como já sabemos que a mãe é albina, podemos definir que ela possui genótipo igual a aa. Como seu tipo sanguíneo é A e ela possui uma filha com sangue O (ii), significa dizer que em seu genótipo há pelo menos um alelo recessivo (i). Desse modo, chegamos a conclusão que o genótipo que expressa o tipo sanguíneo deve ser IA-i.
Genótipos da Mãe: IA-i e aa
Com relação ao pai, sabemos que ele apresenta sangue tipo O, então seu genótipo é ii. Já sua pigmentação é normal, ou seja, ele pode tanto ser Aa como AA. Entretanto, sua filha é albina, indicando que ele possui pelo menos um alelo recessivo. Desse modo, podemos afirmar que seu genótipo de pigmentação é Aa.
Genótipos do Pai: ii e Aa
Agora, basta fazer os cruzamentos e ver quais os possíveis genótipos gerados.
Cruzamento tipo sanguíneo:
IA i
i IA-i ii
i IA-i ii
Portanto, de 4 genótipos possível, 2 são do tipo sanguíneo A e os outros 2, do tipo sanguíneo O. Isso equivale a 50 % de chance de gerar cada um dos tipos.
Cruzamento pigmentação:
A a
a Aa aa
a Aa aa
Portanto, de 4 genótipos possível, 2 expressam pigmentação normal e os outros 2 expressam o albinismo. Isso equivale a 50 % de gerar um albino e 50% de gerar uma pessoa com pigmentação normal.
Agora basta multiplicar as chances de cada fenótipo ser expressado para saber a probabilidade final:
Probabilidade final = Probabilidade de nascer homem * Probabilidade de nascer albino * Probabilidade de nascer com sangue A
Probabilidade final = 0,5 * 0,5 * 0,5
Probabilidade final = 0,125 ou 12,5%
Assim, chegamos a conclusão que a probabilidade desse casal ter um segundo filho do sexo masculino, com pigmentação normal da pele e sangue A é igual a 12,5%.