1)
"Uma das premissas de Karl Marx quando concebe seu "novo humanismo" é que o homem como ser vivo precisa produzir as condições de sua existência por meio do trabalho. O princípio básico de Marx está no materialismo histórico, o qual tem ______________ como sua fundamentação."
O termo que preenche corretamente a lacuna é:
Alternativas:
a)o capital
b)o trabalho
c)a burguesia
d)o proletariado
e)a família
2)
Conforme afirma Netto (1991), ao fazer uma análise sobre os pressupostos da Teoria Social de Marx, "a sociedade ___________ se funda na exploração e na opressão da maioria pela minoria."
O termo que preenche corretamente a lacuna é:
Alternativas:
a)proletária
b)familiar
c)burguesa
d)infantil
e)militar
3)
Analise as afirmativas abaixo, sob a ótica do pensamento de Marx:
I - A classe proletária fica condicionada a vender sua força de trabalho à burguesia.
II - A força de trabalho se torna uma mercadoria, que é vendida pela remuneração mensal.
III - A lei fundamental de transformação de uma sociedade está vinculada ao desenvolvimento das suas forças produtivas.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)somente I e II
b)somente II e III
c)somente III
d)somente I e III
e)I, II e III
4)
Sobre a divisão do trabalho, analise as afirmativas abaixo e assinale V, para verdadeiras e F, para falsas:
( ) A divisão do trabalho pode ser entendida como a divisão dos meios de produção e da força de trabalho.
( ) É importante ressaltar que a divisão do trabalho é um fenômeno que sempre existiu e que se torna inerente ao trabalho humano.
( ) O resultado da divisão do trabalho, questão considerável na produção de Marx, é o estado de alienação do proletariado, que também se reflete nas formas de dominação da burguesia.
As afirmativas são, respectivamente:
Alternativas:
a)V, V, F
b)V, V, V
c)F, F, V
d)V, F, V
e)F, F, F
5)
"(...) não só como um meio para se alcançar a produção de mercadorias, mas considera a divisão de tarefas entre as pessoas e nas relações de propriedade."
A citação faz menção ao conceito de:
Alternativas:
a)classe burguesa
b)divisão do trabalho
c)socialismo
d)meio de produção
e)maquinaria
Soluções para a tarefa
1) Karl Marx esteve diretamente ligado a ideia de capital para explicar as relações sociais existentes entre o indivíduo e a sociedade, e, caracterizar a luta de classes a partir do conceito de capitalismo. Letra B.
Sobre a ideia de Capital:
Segundo Karl Marx, o capitalismo é a linha econômica que tem a burguesia como detentora do acúmulo de capital, e, maior controladora das atividades.
Com isso, o proletariado, pode ser entendido como os trabalhadores que necessitam de um salário para sua sobrevivência, estando fadado a pobreza enquanto a burguesia detém a maior parte daquilo que o trabalhador produz, chamando o sociólogo de Mais Valia.
Mais sobre as ideias de Marx e Engels:
https://brainly.com.br/tarefa/3897147
A sociedade burguesa, (Letra C) se caracteriza na forma como os donos das grandes empresas manipulam e acabam influenciando na disparidade entre as classes sociais, principalmente quando a noção se pauta na luta de classes, sentimento que gera na classe operária a necessidade de mudança, que acontecerá somente através de uma Revolução em busca de melhores condições para o povo trabalhador.
Assim, para que o proletariado obtenha êxito ele precisa se organizar para realizar uma Revolução. Por fim, o ponto principal das teorias de Marx iam na direção do proletariado sobrepondo a dominação da burguesia.
Mais sobre a sociologia e seu surgimento: https://brainly.com.br/tarefa/20519415
3) As três alternativas estão corretas. A ideia de proletariado segundo Karl Marx, é classificada a partir do indivíduo que ocupa o trabalho dentro das grandes fábricas, e, em um contexto histórico, é aquele que veio do campo em busca de melhores condições de vida, compondo assim grande parte do processos de industrialização que se sedimentou junto da Revolução Industrial.
Por fim, este termo foi aprofundado por Karl Marx sobre as reflexões relacionadas ao capitalismo e os métodos de trabalho, onde a burguesia são o conjunto de indivíduos que detém a maior parte do capital, e, o proletariado a margem da sociedade.
Mais sobre as ideias de Durkheim sobre o trabalho:
https://brainly.com.br/tarefa/248071
4) Letra B. A divisão do trabalho é notada a partir dos processos que fundamentam a organização social.
Ou seja, a base do trabalho está nas classes sociais, onde a Burguesia comanda os processos de produção e a classe Proletária acaba recebendo menos por aquilo que ela mesma produz.
Por fim, segundo Durkheim, a solidariedade orgânica está relacionada a divisão do trabalho, e, de maneira complexa a sociedade de organiza pelo estabelecimento de leis e um conjunto de regras, assim como a formação do indivíduo nesse espaço característico das sociedades modernas.
Mais sobre as ideias de trabalho na ótica da Sociologia:
https://brainly.com.br/tarefa/3875295
5) As relações da propriedade se articulam frente a divisão do trabalho, e, os processos de especialização do mesmo, trouxeram diferentes nuances sobre como a sociedade dialoga com esse processo, tendo o trabalhador como um dos pilares.
Assim, esse processo também é explicado por Karl Marx onde o indivíduo (proletário) que serve de mão de obra para a burguesia, é colocado em um estado de alienação a partir de sua dependência ao trabalho por questões econômicas e sociais, conceito que se conecta a "vendagem" que os indivíduos passam nos diferentes aspectos da sociedade, sendo coagidos a agirem seguindo os ideais de uma outra pessoa cegamente.
Mais sobre a ideia de capitalismo:
https://brainly.com.br/tarefa/13194192