1 - Uma das premissas básicas do Estado Moderno, pode ser entendida através da frase "O Estado sou eu" de Luiz XIV, da França, o qual foi considerado o modelo de monarca absolutista. Sendo assim essa frase representa: *
A) o rei como aquele que não intervém no Estado.
B) o rei como fonte da soberania nacional.
C) o rei como o primeiro cidadão do Estado.
D) o rei como aquele que apenas simbolicamente tem poder político.
2 - Durante os séculos XV a XVIII, ocorreu em grande parte da Europa um processo de fortalecimento dos governos das monarquias nacionais. Esse processo resultou no chamado absolutismo monárquico. A autoridade do rei tornou-se a fonte suprema dos poderes do Estado; em nome do soberano, o poder era exercido pelos diversos membros do governo. Vários teóricos elaboraram argumentos que justificavam o absolutismo; dentre eles, destaca-se: *
A) Voltaire
B) Montesquieu
C) Maquiavel
D)Thomas Hobbes
3 - O contratualismo é uma escola de pensamento a partir da qual várias interpretações sobre a natureza humana e o surgimento das sociedades civis foram concebidas. Para os contratualistas, o ser humano: *
A) era um animal desprovido de qualquer tipo de capacidade de relação social.
B) era o único ser vivo do planeta capaz de manter relações sociais.
C) era como uma tábula rasa, pois nascia completamente desprovido de qualquer tipo de ideia ou consciência.
D) vivia em um estado de natureza anterior às organizações sociais ou políticas que temos hoje.
4 - John Locke acreditava que o homem era uma criatura naturalmente “racional e social”, com inclinação para o bem e um forte senso de amor ao próximo e empatia pela dor alheia. Nesse sentido, o que motivaria o homem natural de Locke a se sujeitar ao contrato social? *
A) O texto engana-se. O homem natural de Locke jamais se sujeitaria ao contrato social, já que as liberdades individuais do homem natural não seriam abandonadas.
B) A perpetuação da paz natural que o ser humano e suas relações sociais proporcionavam no estado de natureza.
C) O homem natural para Locke, apesar de racional, não era invariavelmente “bom”. O amor próprio e o egoísmo ainda faziam parte de sua índole. Isso prejudicaria o estabelecimento de uma sociedade harmoniosa sem que houvesse uma entidade de mediação de conflitos.
D) O contrato social implicava o abandono da selvageria e da barbárie em que o homem vivia.
5 - “O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles (…) A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda- se, portanto, em convenções.”
J.J. Rousseau, Do Contrato Social, in Os Pensadores. São Paulo, Abril Cultural, 1978, p. 22
A respeito da citação de Rousseau, é correto afirmar: *
A) Aproxima-se do pensamento absolutista, que atribuía aos reis o direito divino de manter a ordem social.
B) Filia-se ao pensamento abolicionista, por denunciar a escravidão praticada na América, ao longo do século XIX.
C) Aproxima-se do pensamento anarquista, que estabelece que o Estado deve ser abolido e a sociedade, governada por autogestão.
D) Aproxima-se do pensamento iluminista, ao conceber a ordem social como um direito sagrado que deve garantir a liberdade e a autonomia dos homens.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) B.
2) D.
3) D.
4) C.
5) D.
Explicação:
1) Afinal, o rei dizer que ele próprio é o Estado é dizer que ele é a própria soberania. Assim, a fonte da soberania nacional está na soberania imposta do rei.
2) Thomas Hobbes acreditava que o homem é corrupto e egoísta por natureza, e que é necessário que alguém controle o homem com autoridade e imposição, na base da força, ou não haverá civilidade e decência.
3) Para os contratualistas, o ser humano só se organiza em sociedade e politicamente quando faz um pacto social, o contrato social. Antes disso, vive num estado de natureza marcado pela falta de cooperação e pela briga egoísta pela sobrevivência.
4) Para Locke, a implementação de um contrato social efetivo e final seria impossível, uma mera utopia, já que a individualidade e o egoísmo ainda fariam parte do seu ser. É impossível tornar o homem completamente social, criar uma sociedade completamente harmoniosa (tanto no estado natural quanto através de um contrato social), mas é possível tentar aproximar a realidade destes ideais, manter a ordem e a organização, através de uma entidade de mediação de conflitos.
5) Rousseau acreditava que a criação de instituições de poder a partir da vontade dos homens era necessária para garantir a liberdade e a justiça, de maneira racional, para servir ao direito universal de liberdade e justiça. Além disso, Rousseau era, ele mesmo, um filósofo iluminista.