1) Uma das formas de auxiliar no processo de aprendizagem de práticas esportivas é a realização de jogos pela compreensão. O modelo Teaching Games for Understanding (Tgfu) foi criado em 1982 por Bunker e Thorpe e pode ser muito importante para as práticas esportivas dentro do contexto escolar, tanto em modalidades coletivas como em modalidades individuais. Desta forma, qual a principal hipótese deste modelo? Alternativas: a)Realização de atividades individuais para selecionar os melhores alunos para efetiva participação na aula. b) Entender os jogos e regras para preparar os alunos para a realidade do esporte, com regras e competições oficiais. c) Entender os jogos e compreender técnicas participando da aprendizagem e gostando de jogar. d) Realização de atividades coletivas para selecionar a melhor equipe para efetiva participação na aula. e) Desenvolver a competição dentro do contexto escolar, estimulando os alunos a compreensão de que não se "joga com", mas sim se "joga contra" os adversários. 2) Na aprendizagem da modalidade por meio dos jogos pela compreensão, no modelo Teaching Games for Understanding (Tgfu) o professor deve organizar a aula com o objetivo de deixar a atividade prazerosa e atrativa. Uma das formas de se chegar a este objetivo é o acompanhamento de 6 passos, os quais são apresentados abaixo: Passos do Tgfu (Mariano, 2012). Após análise da figura acima, escolha a alternativa correta a respeito dos objetivos dos passos apresentados. Alternativas: a) No passo 6, o objetivo é procurar conhecer qual a tática de realização da atividade. b) No passo 2, o objetivo é decidir "o que fazer" e "como fazer". c) No passo 6, o objetivo é que o aluno tenha noção de seu desempenho, tomando decisões para melhorar cada vez mais. d) No passo 4, o objetivo é realizar uma avaliação cognitiva do jogo. e) No passo 5, o objetivo é que o aluno tenha noção de seu desempenho, tomando decisões para melhorar cada vez mais. 3) O ensino e prática de modalidades esportivas nas aulas de Educação Física Escolar pode acarretar em diversos benefícios para os alunos, como por exemplo, o aprendizado de novas habilidades, os ganhos motores e o auxílio na formação social do aluno. Desta forma, qual das atitudes (tomadas pelo professor) abaixo, podem contribuir para que tais benefícios ocorram? Alternativas: a) O professor de Educação Física deve selecionar os alunos que mais se destacarem durante as aulas práticas, com intuito de formas equipes para competições escolares. b) O professor de Educação Física deve planejar o ensino das modalidades esportivas, baseada em suas regras específicas, sem variações durante a prática. c) O professor de Educação Física tem o dever de fornecer os diversos sentidos que a prática e os jogos esportivos podem ter, sempre estimulando a participação de todos os alunos. d) O professor de Educação Física necessita focar em gestos técnicos como uma forma de iniciação esportiva, uma vez que o contexto escolar está intimamente ligado ao treinamento. e) O professor de Educação Física deve manter um planejamento rígido das atividades a serem realizadas, sem levar em consideração o nível de habilidade e faixa etária dos alunos. 4) O Jogo Cooperativo é uma forma de jogo que preza pela participação de todos os alunos durante a aula, com destaque para a criação e diversão, sem enfatizar a conquista da vitória (Pedroso, 2008). Diante de tal definição, assinale a alternativa correta sobre a relação dos Jogos Cooperativos com o ensino das modalidades esportivas de lutas no contexto escolar. Alternativas: a) Os Jogos Cooperativos não podem ser aplicados no ensino das modalidades de lutas, uma vez que, são esportes individuais. b) Os Jogos Cooperativos não podem ser aplicados no ensino das modalidades de lutas por conta da violência que é praticada nestas modalidades. c) Os Jogos Cooperativos podem ser aplicados no ensino das modalidades de lutas, no entanto, o professor deve enfatizar que dentro da aula, os alunos são adversários. d) Os Jogos Cooperativos podem ser aplicados no ensino das modalidades de lutas, uma vez que o "oponente" deve ser entendido como um companheiro de classe que participa para que a atividade ocorra. e) Os Jogos Cooperativos não podem ser aplicados no ensino das modalidades de luta, uma vez que, esta forma de jogo só é implementada em esportes que possuem bola.
AV2
Soluções para a tarefa
Resposta:1C , 2C, 3D, 4D e 5A
Explicação:
1) O processo de aprendizagem é extremamente importante para o desenvolvimento da sociedade dado que através da aprendizagem que novos conhecimentos são agregados e consequentemente há um crescimento em diferentes áreas. Sobre o principal modelo Teaching Games for Understanding é a letra C).
O modelo criado e proposto em 1982 por Bunker e Thorpe é interessante pois dá uma nova perspectiva para os alunos de modo que o aprendizado lúdico está diretamente associado a uma maior taxa de aprendizado devido a maior taxa de eficácia do aprendizado lúdico.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/23041449
2) O aprendizado por meio de jogos pode ser interessante dado que o aprendizado lúdico é comprovadamente mais eficaz que o ensino tradicional. Sobre os passos do Tgfu (Teaching Games for Understanding) a alternativa correta é a letra C.
As atividades propostas pelo Tgfu devem ser divertidas, prazerosas e atrativas dado que as atividades lúdicas devem ter essas características justamente para categorizar a atividade como prazerosa o que traz um maior grau de importância dado pelos próprios alunos.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/43140231
3) O ensino e aprendizado de modalidades esportivas nas aulas de educação física são essenciais para o desenvolvimento da sociedade dado que através dessas atividades podemos desenvolver diversas habilidades motoras, sobre o papel do professor nesse processo a alternativa correta é a letra D.
O educador físico ensina não apenas sobre a parte técnica do esporte, mas também sobre a parte tática que pode ser ensinada e aplicada através de gestos feitos durante as partidas o que é muito interessante, para que isso o ocorra deve haver uma sinestesia da equipe.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/28534119
4) Os jogos cooperativos são jogos muito importantes de serem inseridos no ambiente escolar, sobre estes a alternativa correta é a letra D). A prática dos jogos cooperativos pode ajudar muito no desenvolvimento de boas habilidades como por exemplo a de trabalhar bem em equipe que essencial na atualidade.
A cooperatividade é essencial em diversos âmbitos da vida, por esse motivo deve haver a inserção de jogos desse tipo ainda no âmbito escolar para incentivar os infantes a aprenderem mais sobre esses valores.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/39306323
5) Sobre a aplicação dos jogos cooperativos no ambiente escolar temos que quanto antes esse tipo de jogo for inserido na vida dos infantes melhor, sobre essa tipologia de jogo a alternativa correta é a letra A).
Os jogos cooperativos servem para aprendermos a trabalhar em equipe e cooperar, o que é uma habilidade praticamente imprescindível em todas as profissões, por isso a importância de aprender sobre a importância da cooperatividade desde a infância. É um exemplo de jogos cooperativo uma caça ao tesouro coletiva.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/39868806