Física, perguntado por 00001120005942sp, 6 meses atrás

1) Uma corda vibrante de frequência 180 Hz produz ondas com comprimento de onda igual a 0,14 m. Qual a velocidade dessas ondas?



2) Uma caixa de som emite ondas sonoras com comprimento de onda de 5 m, a velocidade de propagação do som no ar é aproximadamente 340 m/s. Essas ondas são audíveis pelo ouvido humano? Lembre-se que o ouvido humano ouve entre 20 Hz a 20000 Hz.



3) Uma pessoa ouve o som do trovão 1,5 segundos após ver o relâmpago. Determine a distância aproximada do observador ao local do raio. Sabe-se que a velocidade do som no ar é aproximadamente 340 m/s.

Soluções para a tarefa

Respondido por biel335599
0

Resposta:

1)Na física, dizemos que a onda se origina em meios elásticos como nas cordas, na superfície da água etc. Sendo assim, definimos uma onda como sendo um movimento oscilatório que se propaga num meio; sendo que nesses movimentos apenas a energia é transferida, isto é, não há transporte de matéria.

Sabemos que existem dois tipos de ondas e elas são classificadas como ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas. Distinguimos uma onda mecânica de uma onda eletromagnética basicamente da seguinte forma:

2)O som é uma onda capaz de propagar-se pelo ar e por outros meios a partir da vibração de suas moléculas. Os sons são percebidos por nós quando eles incidem sobre o nosso aparelho auditivo, que são traduzidos em estímulos elétricos e direcionados ao nosso cérebro, que os interpreta.

Os seres humanos são capazes de ouvir uma faixa de frequências sonoras, chamada de espectro audível, que se estende entre 20 Hz e 20.000 Hz, aproximadamente. Os sons de frequências menores que 20 Hz são chamados de infrassons, enquanto os sons de frequências superiores a 20.000 Hz são chamados de ultrassons. Outros animais, tais como cães, gatos e morcegos são capazes de ouvir faixas muito mais amplas de frequências.

3)Em períodos de festa junina, os fogos de artifício são muito utilizados pelos foliões, que comemoram suas devoções com os estrondos e a luminosidade desses “foguetes”.

O estouro do foguete produz uma luz e um som. Dessa forma, se estamos a certa distância do local da festa, conseguimos ver a luz dos fogos de artifício e, em seguida, escutamos som da explosão desses artefatos.


00001072623353sp: com cálculo
Perguntas interessantes