História, perguntado por vitoriagonzalez158, 7 meses atrás

1.Uma constituição assegura a organização e o funcionamento de uma sociedade, pois é ela quem traça os parâmetros do sistema jurídico de um país e define os princípios que regem a organização e funcionamento de uma sociedade democrática. Em 1791, após a Tomada da Bastilha pelo 3° Estado, inicia-se a organização da desejada Constituição que traria mais dignidade ao Terceiro Estado e poria fim à monarquia absolutista na França. Aponte alguns dos pontos existentes nessa constituição. 


a) Alguns dos pontos mais importantes da constituição elaborada pelo Terceiro Estado foi o fim dos privilégios do clero e da nobreza, bem como limitou o poder do rei, colocando o monarca sob o controle das medidas constitucionais.

b) Dos pontos mais importantes desta constituição estão os direitos garantidos aos trabalhadores das fábricas. As jornadas de trabalho foram reduzidas e aos operários passaram a ser garantidos o direito à greve e organizarem-se em sindicatos.

c) Dentre alguns dos pontos mais importantes da Constituição elaborada pela Assembleia Nacional do Terceiro Estado foi a consagração do poder monárquico de Luís XVI como chefe do Estado e de poderes eliminados ao rei.

d) Dentre alguns dos pontos mais importantes da Constituição elaborada pela Assembleia Nacional do Terceiro Estado foi a garantia de que os privilégios políticos e sociais estabelecidos ao clero e a nobreza iriam ser mantidos.



2.Após a imposição da Monarquia Constitucional, o rei Luís XVI realiza alianças com monarquias estrangeiras da Áustria e da Prússia e também com a nobreza francesa desejando uma contrarrevolução. Dessa maneira o monarca francês vai descumprir seu juramento pela Monarquia Constitucional realizado para com o Terceiro Estado. Como desenrolou-se esse processo de contrarreforma?


a)O rei Luís XVI consegue, com o apoio da Áustria e Prússia, retornar ao poder absolutista na França. O Terceiro Estado perde seus direitos conquistados e volta a ser parte de um grupo social sem direitos políticos garantidos.


b) O Terceiro Estado descobriu o plano do monarca e o capturou em junho de 1791, quando disfarçados de criados, o rei e sua família tentaram fugir para o exterior. Luís XVI e a rainha Maria Antonieta são apontados como traidores da constituição francesa.


c) O Primeiro Estado, composto pelo clero, aplica um golpe em Luís XVI e a partir da contrarrevolução assume o poder da França, deixando tanto o Segundo Estado, quanto o Terceiro Estado à mercê de seu governo teocêntrico.


d) Os membros da nobreza francesa não aceitam participar da contrarrevolução organizada por Luís XVI. Aceitando acordos com os burgueses, do Terceiro Estado, entregam o monarca francês como traidor da Revolução

Soluções para a tarefa

Respondido por nataliafransantos
17

A nova constituição proclamada previa a redução dos poderes do rei. Haveria a implantação de uma monarquia liberal, onde o rei ficaria com poderes restrito ao parlamento. O clero também teve seus privilégios alterados.

Portanto a letra a está correta.  

Esta nova constituição foi baseada nos princípios iluministas. Houve a implantação da separação dos três poderes (ou seja, o rei não concentraria mais o poder em suas mãos) e a implantação do voto censitário baseado no critério econômico.

A burguesia saía vitoriosa desta fase da revolução em que os privilégios de nascimento foram extintos, passando agora a valer os privilégios de quem tinha acesso ao dinheiro

O rei e sua família, ao tentarem fugir disfarçados são identificados e presos pela milícia nacional.  

Portanto a letra b está correta.

Todos então são reconduzidos até a França e após a prisão do monarca, a França começa a ser invadida pelos contrarrevolucionários. Neste contexto, há um destaque para os jacobinos, grupo que conseguiriam garantir a defesa do território fronteiriço francês.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/39475598

Anexos:
Respondido por tagliettimariana
0

 1 - A nova constituição tinha como principal objetivo acabar com os privilégios do clero e da nobreza, que por muito tempo ficaram no poder e também queria limitar o poder absoluto dos reis, assim, a letra A está correta.

 A Constituição após a tomada da bastilha e seus aspectos

 Assim, existiria uma monarquia liberal, onde o rei teria poderes restritos apenas ao parlamento, mas não os direitos totais.

O que era algo muito bom e que estava encaminhando para uma grande democracia social daquela época.

 Leia mais sobre a Constituição de 1971 em: https://brainly.com.br/tarefa/1063056

 2 - Após o rei tentar descumprir o juramento feito pela Monarquia Constitucional aconteceu a contrarreforma que foi uma maneira da Igreja católica reconquistar seus fieis de volta e Luis XVI e Maria Antonieta serem apontados como traidores por tentarem fugir, assim, a letra B está correta.

 A contrarreforma e a queda do rei Luiz XVI

Assim, após a fuga falhar todos eles são encaminhados para França para que possam ser julgados como traidores e receberem suas penalizações por tentarem fugir do território.

 Leia mais sobre a contrarreforma em: https://brainly.com.br/tarefa/17410372

Anexos:
Perguntas interessantes