1) Uma bola de sinuca de massa 150g rola sobre uma mesa de sinuca com uma velocidade constante de 10m/s. Em um dado instante, esta bola colide com uma segunda, de massa 120g, que se encontrava inicialmente em repouso. Após a colisão, ambas as bolas passaram a se deslocar juntas. Considerando a conservação da quantidade de movimento de sistema, as bolas se deslocam com velocidade de aproximadamente de: *
1 ponto
a) 0 m/s
b) 5 m/s
c) 10 m/s
d) 15 m/s
2) (Enem – adaptado) O pêndulo de Newton pode ser constituído por cinco pêndulos idênticos suspensos em um mesmo suporte (Figura 1). Em um dado instante, as esferas de três pêndulos são deslocadas para a esquerda e liberadas, deslocando-se para a direita e colidindo elasticamente com as outras duas esferas, que inicialmente estavam paradas. O movimento dos pêndulos após a primeira colisão está representado em: *
1 ponto
Figura 1
Figura 1
a)
b)
c)
d)
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) B
2) C
Explicação:
1) Considerar a conservação da quantidade de movimento, dada pela equação: Qinicial=Qfinal
Inicialmente, somente a primeira bola está em movimento e após a colisão, as duas bolas se deslocam com a mesma velocidade, então, a equação inicial se torna: m1. v1 = (m1+m2). v'
150g = 0,15kg
120g = 0,12kg
10 . 0,15 = (0,15 + 0,12) . v'
1,5 = 0,27 v'
v' = 5,5 m/s
2) Como a quantidade de movimento inicial do sistema era devido a amplitude inicial das 3 esferas, essa quantidade de movimento se conserva, fazendo com que 3 esferas após a colisão ganhem movimento.
01) Pela conservação do movimento, sando que o sistema passa de 150g para 270g, temos que a bolinha reduz seu movimento a 5m/s. Alternativa B.
02) O movimento pendular ou também conhecido como movimento harmônico simples é um movimento onde há completa conservação de energia, portanto como há 3 bolas começando o movimento, haverá 3 bolar no segundo momento do movimento. Alternativa C.
O Cálculo da quantidade de movimento de um corpo é dado pelo produto de sua massa e velocidade. Chamamos isso do momento linear de um corpo, em mecânica clássica é o impulso deste corpo.
A letra que representa a quantidade de movimento é a letra Q, é a seu módulo é dado em Kg.m/s no Sistema internacional de medidas (SI).
Q[Kg.m/s] = m[Kg] * v [m/s]
Veja que, o momento linear é o produto de uma constante, que é a massa de um corpo, pela velocidade, que é algo que pode ser variado quando há ação de uma força sobre esse corpo. Quando esse corpo não interage com outros, não há uma ação sobre ele, logo ele possui velocidade nula ou constante.
logo:
Qantes=Qdepois
150.10=270.v
v=5m/s
Veja mais sobre impulso em: brainly.com.br/tarefa/41909967
Um pêndulo é formado por um fio não elástico preso a um suporte fixo em uma de sua extremidades e na outra possui um corpo de massa e dimensões desprezíveis que pode-se movimentar de forma livre.
O movimento pendular acontece de forma constante, de mesma velocidade, desprezando qualquer força contrária e sua aceleração, quando tratamos de pêndulos simples é a aceleração da gravidade. Chamamos o movimento do pêndulo de movimento harmônico simples (MHS). Tendo um movimento harmônico, circular e constante, classificamos o movimento pendular como periódico, ele repete o seu movimento em mesmos intervalos de tempo.
Veja mais sobre movimento pendular em:https://brainly.com.br/tarefa/13850954