1)
Uma abordagem recorrente sobre os paradigmas da educação é feita por meio do estudo dos paradigmas científicos porque estes influenciaram aqueles. O primeiro paradigma é o tradicional, que surgiu entre os séculos XV e XVII e via o conhecimento como racional e fragmentado. O segundo é o paradigma moderno, que surgiu no começo do século XX, tendo o conhecimento como algo formado como uma teia de relações e não limitado apenas a uma área.
Qual das alternativas a seguir estabelece uma relação correta entre paradigma da educação e uso de tecnologia?
Alternativas:
a)
Quando o professor usa um computador, invariavelmente ele está dando uma aula seguindo um modelo que pode ser identificado com um paradigma moderno.
b)
Um professor que age como um porta-voz da verdade e não dá espaço para os alunos pensarem sozinhos sobre o tema tem um modo de dar aulas que é identificado com o paradigma moderno.
c)
O paradigma tradicional ainda está presente nas escolas brasileiras, mesmo quando há uso de novas tecnologias, porque o professor atua como mediador do conhecimento dos alunos.
d)
Um professor de história, por exemplo, que mostra várias fotografias antigas no projetor de imagens e solicita que os alunos memorizem todas as datas e nomes para as avaliações, está dando uma aula que se identifica com um paradigma moderno.
e)
Quando um professor usa qualquer nova tecnologia em sala de aula e atua como um mediador do conhecimento, ajudando os alunos a contextualizar as informações que recebem, temos uma aula que se identifica com o paradigma moderno.
2)
A internet só começou a ser popularizada no Brasil na metade da década de 1990. Antes disso ela era restrita a universidades e instituições de pesquisa, ou seja, a um público limitado. Com o passar dos anos, os serviços de internet foram se expandindo e hoje se pode fazer quase tudo por meio da rede mundial de computadores, desde simples pesquisas escolares até compras e visualização de imagens e vídeos produzidos em países distantes. Na área da Educação, o Programa Banda Larga nas Escolas foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) apenas em 2008.
Assinale a alternativa correta sobre o Programa Banda Larga nas Escolas, do MEC.
Alternativas:
a)
Este programa viabilizou outra política pública, o Programa Nacional de Informática nas Escolas (Proinfo), criado em 1997 e atualizado em 2007.
b)
Este programa previa que a velocidade da banda larga oferecida para as escolas seria atualizada periodicamente até 2025.
c)
Este programa previa que 56 mil escolas urbanas brasileiras teriam acesso à internet de banda larga até 2013.
d)
Foi uma política instituída em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
e)
Todas as alternativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
94
Letra - E -Quando um professor usa qualquer nova tecnologia em sala de aula e atua como um mediador do conhecimento, ajudando os alunos a contextualizar as informações que recebem, temos uma aula que se identifica com o paradigma moderno.
Respondido por
31
1- Letra E.
O paradigma moderno é identificado quando o professor é capaz de atuar como um mediador do conhecimento, estimulando que os alunos sejam capazes de se tornarem os agentes ativos de seu próprio aprendizado.
2- e)
Todas as alternativas estão corretas.
O Programa Banda Larga, criado em 2008, teve o objetivo de viabilizar uma rede banda larga para milhares de escolas no meio urbano, com o objetivo de qualificar ainda mais o ensino a crianças e jovens.
Perguntas interessantes