1. um traço marcante na obra modernista é: * 1 ponto a) o indianismo que se impõe como uma das matrizes linguísticas, culturais, e étnicas do brasil. b) a religiosidade dos mais velhos que apresenta misturas com religiões africanas e indígenas brasileiras. c) a escrita dificultada pelo uso de palavras estrangeiras, tornando a compreensão difícil e restrita a poucas pessoas. d) o fragmento como parte exclusiva da experimentação estética, pois os textos sempre são muito curtos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) o indianismo que se impõe como uma das matrizes linguísticas, culturais, e étnicas do Brasil.
Explicação:
Um traço marcante na obra modernista é o indianismo que se impõe como uma das matrizes linguísticas, culturais, e étnicas do Brasil.
a) o indianismo que se impõe como uma das matrizes linguísticas, culturais, e étnicas do Brasil.
Durante a primeira fase do modernismo (1922 - 1930) brasileiro, a prosa literária teve a difícil missão de romper com o tradicionalismo dos estilos anteriores. Os principais autores dessa fase ficaram conhecido como O Grupo dos Cinco: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. Os objetivos de suas obras era reforçar o nacionalismo, a cultura e a identidade brasileira.
Na segunda fase do modernismo (1930-1945) houve a maturação e estabilização da nova forma de se fazer literatura no Brasil, tanto para a prosa quanto para a poesia. Com relação à prosa, o destaque foram os romances regionalistas e urbanos, sendo que os principais autores foram Graciliano Ramos, Jorge Amado e Rachel de Queiroz.
Já na terceira fase do modernismo (1945 - 1980) a prosa se dividiu em urbana, regionalista e intimista. Os principais autores foram Clarice Lispector, João Guimarães Rosa e João Cabral de Melo Neto.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/37357396