1) Um recipiente contém 24 litros de CO2 (gás carbônico) gasoso, à temperatura de 27°C. Aquecendo-se o conjunto e deixando com que o êmbolo (tampa do recipiente) se desloque livremente, a pressão do gás se manterá constante enquanto ele se expande. Qual será o volume final desse gás quando sua temperatura for 177°C?
a) 16 litros
b) 20 litros
c) 24 litros
d) 30 litros
e) 36 litros
2) Um recipiente contendo 0,007 m³ de gás Hélio possui inicialmente uma pressão de 2 atm e uma temperatura de 300 K. O gás sofre uma transformação isovolumétrica passando a ter uma nova pressão de 5 atm. Qual a nova temperatura desse gás?
a) 650 K.
b) 700 K.
c) 750 K.
d) 800K.
e) 850 K
3) O pneu de um automóvel foi regulado de forma a manter uma pressão interna de 21 psi, a uma temperatura de 14°C. Durante o movimento do automóvel, no entanto, a temperatura do pneu elevou-se a 55°C. Qual a nova pressão interna, em psi, desprezando a variação de volume do pneu?
a) 23 psi.
b) 24 psi.
c) 25 psi.
d) 26 psi.
e) 27 psi.
4) A atmosfera é composta por uma camada de gases que se situam sobre a superfície da Terra. Imediatamente acima do solo, localiza-se uma região da atmosfera conhecida como troposfera, na qual ocorrem as nuvens, os ventos e a chuva. Ela tem uma altura aproximada de 10 km, a temperatura no seu topo é de – 60°C e sua pressão é de 0,50 atm. Se um balão resistente a altas pressões, cheio com gás hélio até um volume de 12 litros, a 760 mmHg e 27°C for solto, qual o volume, em litros, deste balão quando chegar ao topo da troposfera?
a) 10 litros
b) 11 litros
c) 13 litros
d) 15 litros
e) 17 litros
5) Na respiração normal de adulto, num minuto, são inalados 4 litros de ar, medidos a 25 °C e 1 atm de pressão. Um mergulhador a 43 m abaixo do nível do mar, onde a temperatura é de 25 °C e a pressão de 5 atmosferas, receberá a mesma massa de oxigênio se inalar:
a) 1,5 litros de ar.
b) 1,2 litros de ar.
c) 1,0 litro de ar.
d) 0,9 litros de ar.
e) 0,8 litros de ar.
6) Chamamos de volume molar de um gás ideal o volume ocupado por 1 mol de moléculas do gás. Qual o volume molar de um gás ideal nas CNTP (T = 273 K e P = 1 atm).
a) 21,8 litros
b) 22,4 litros
c) 23,7 litros
d) 23,9 litros
e) 24,1 litros
7) Air bags são dispositivos de segurança instalados nos automóveis com a finalidade de diminuir o impacto de uma colisão sobre os ocupantes do veículo. Em caso de colisão, o air bag é rapidamente inflado com gás nitrogênio (N2), graças a uma reação química que ocorre dentro do compartimento onde o dispositivo está armazenado. Depois de inflado, a pressão do gás dentro do dispositivo chega a 2,3 atm, criando o efeito de uma parede. Antes de a pessoa atingir o air bag, entretanto, ele murcha um pouco, de modo que a pressão do gás em seu interior se iguale à pressão atmosférica. A quantidade produzida de gás nitrogênio deve ser suficiente para preencher o air bag, cujo volume quando inflado e aproximadamente 60 L. Qual a quantidade de mols de gás N2 que é produzida, supondo que a temperatura ambiente seja 25°C?
a) 4,89 mols
b) 5,21 mols
c) 5,65 mols
d) 5,87 mols
e) 6,14 mols
8) Sob certas circunstâncias, o comportamento de um gás real aproxima-se daquele previsto para um gás ideal. Isto acontece quando o gás real é submetido a:
a) altas pressões e baixas temperaturas.
b) altas pressões e altas temperaturas.
c) baixas pressões e altas temperaturas.
d) baixas pressões e baixas temperaturas.
e) baixas temperaturas.
9) Um vendedor de balões de gás na Praia de Boa Viagem, em Recife, utiliza um cilindro de 60 L de Hélio a 5 atm de pressão, para encher os balões. A temperatura do ar é 30 °C e o cilindro está em um local bem ventilado na sombra. No momento em que o vendedor não conseguir mais encher nenhum balão, qual o volume e a pressão do gás Hélio restante no cilindro?
a) V = 0 L; P = 0 atm.
b) V = 22,4 L; P = 1 atm.
c) V = 60 L; P = 1 atm.
d) V = 10 L; P = 5 atm.
e) V = 60 L e P = 0 atm.
10) O volume de um gás ideal, contido em um recipiente com tampa móvel, se expande lentamente até dobrar, enquanto sua temperatura é mantida constante. Nesse processo:
a) A energia interna do gás aumenta.
b) A energia interna do gás diminui.
c) A energia interna do gás permanece constante.
d) A troca de energia entre o gás e o entorno ocorre apenas na forma de trabalho.
e) A troca de energia entre o gás e o entorno ocorre apenas na forma de calor.

a) A = Isovolumétrico, B = Isobárico, C = Isotérmico, D = Aumentou, E = Aumentou e F = Aumentou.
b) A = Isovolumétrico, B = Isotérmico, C = Isobárico, D = Aumentou, E = Constante e F = Aumentou.
c) A = Isobárico, B = Isotérmico, C = Isobárico, D = Aumentou, E = Diminuiu e F = Aumentou.
d) A = Isotérmico, B = Isobárico, C = Isovolumétrico, D = Constante, E = Aumentou e F = Aumentou.
e) A = Isotérmico, B = Isotérmico, C = Isovolumétrico, D = Diminuiu, E = Constante e F = Aumentou.
alguém me ajuda prfvvv
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Você estuda no ABL?! Todas as suas perguntas são iguais as minhas...
Perguntas interessantes