1-um homem albino,casado com uma mulher de fenótipo normal,teve duas crianças fenotipicamente normais e uma albina. sabendo que o albinismo é uma anomalia de herança autossômica recessiva, qual é a probabilidade de o casal ter outra criança que seja albina? justifique sua resposta.
2-qual será a proporção fenotípica obtida no cruzamento de dois heterozigotos,considerando a letalidade do genótipo AA?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mulher : aa
Homem : Aa
Cruzamento entre os dois genótipos : Aa x aa ( Aa, Aa , aa , aa )
Logo , a probabilidade do casal ter outro filho albino é de 50% .
Explicação:
Resposta:
O albinismo é um distúrbio hereditário de caráter recessivo. Segundo estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde, dos Estados Unidos, o transtorno afeta uma em cada 17 mil pessoas no mundo, sem distinção de sexo, etnia ou classe social. Para que se manifeste, os genes defeituosos precisam ser transmitidos pelo pai e pela mãe (herança autossômica recessiva), que são portadores das mutações, mas não apresentam a doença.
Explicação:
Alelo letal é o gene que sofreu uma mutação e seu aparecimento inviabiliza o embrião, ou caso o embrião sobreviva e atinja o estagio adulto, ele não irá contribuir com genes para a próxima geração. É um dos tipos de variações das leis básicas da genética, as 1º e 2º Leis de Mendel. Ao invés de resultar em proporção fenotípica de 3:1, ao ser cruzado dois indivíduos heterozigotos, como esperado para a 1º Lei de Mendel, a frequência fenotípica de uma característica que possua alelo letal é de 2:1, em um claro sinal de desvio da 1º Lei Mendeliana
Em organismos diploides, se ambos os alelos estão mutados para causar a morte, então a mutação se comporta como letal recessivo. Em outros caos, ainda não tão bem compreendidos, a presença de apenas um alelo já é suficiente para que ocorra a letalidade, o que configura a condição como letal dominante.[5]
Um alelo recessivo letal pode ser passado para a próxima geração caso esteja em heterozigose, pois os heterozigotos apresentação características normais; no entanto, o alelo dominante letal será fatal muitas vezes antes de eles atingirem a maturidade sexual, não permitindo assim a passagem dele para as futuras geração.