1)
Um historiador que se tornou referência nos estudos que envolvem a compreensão da História e da Memória foi Jaques Le Goff. Nas alternativas a seguir, assinale a que faz referência à importância de se estudar a memória para esse autor.
Alternativas:
a)
A memória auxilia a sociedade a ter uma compreensão estática acerca de seu passado evitando, assim, alterações na forma como compreender os eventos históricos.
b)
O que podemos nomear como memória coletiva tende a se sobrepor a uma memória individual que, dada sua subjetividade, deve ser sempre evitada.
c)
O historiador deve sempre concentrar seus estudos apenas no que as fontes históricas nos apresentam como verdade. Desse modo, qualquer auxílio de outros campos de conhecimento é desnecessário.
d)
A memória se remete ao conjunto de elaborações psíquicas no qual os homens guardam suas recordações e sentimentos e buscam atualizar suas impressões e informações passadas.
2)
Recentemente podemos considerar que houve uma revolução em relação ao estudo sobre a memória graças ao advento do que conhecemos como
Alternativas:
a)
Memória eletrônica.
b)
Memória sistematizada.
c)
Memória quantitativa.
d)
Memória seletiva.
3)
Para o historiador Pierre Nora história e memória não podem ser confundidas por nós, já que uma se opõe a outra. A memória, segundo este mesmo historiador, pode ser entendida como um elemento que está presente em todas as sociedades e, consequentemente, sempre suscetível a manipulações. Quando podemos considerar que a memória, então, se torna história?
Alternativas:
a)
Quando o historiador transforma as lembranças das pessoas em documentos que podemos chamar de oficiais, já que só assim podemos escrever sobre a história.
b)
A memória de uma pessoa sobre determinado acontecimento do passado, para ser ratificada e aceita, deve sempre ser confrontada com a verdade já instituída.
c)
Quando um pesquisador se propõe a analisar e posteriormente compreender a memória, fazendo com que ela se torne um documento histórico.
d)
Só podemos levar em consideração a memória de pessoas que participaram diretamente de eventos do passado.
4)
Durante muito tempo no Brasil estudar História tinha um significado diferente do que tem hoje, já que em um passado recente valorizava-se a história dos grandes feitos realizados por importantes personagens do passado. Na atualidade, a história também abre espaço para o estudo da memória local, que pode ser considerado como um instrumento importante
Alternativas:
a)
que os historiadores possuem para compreender a diversidade existente no espaço constituído pela nação brasileira.
b)
para que possamos continuar valorizando os grandes feitos realizados no passado.
c)
e indispensável no caminho de selecionar novas datas que celebrem as realizações de uma nação.
d)
para uma nova abordagem sobre o passado, que contemple apenas a história dos vencidos, a história dos "de baixo".
5)
A capacidade de armazenar informação advinda da ascensão do que nomeamos como memória eletrônica possibilitou uma revolução documental jamais antes imaginada. No que diz respeito à História, como podemos nomear uma possibilidade investigativa que ganhou significativo espaço nos últimos anos graças à memória eletrônica?
Alternativas:
a)
História nominativa.
b)
História qualitativa.
c)
História quantitativa.
d)
História coorporativa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
48
1)Um historiador que se tornou referência nos estudos que envolvem a compreensão da História e da Memória foi Jaques Le Goff. Nas alternativas a seguir, assinale a que faz referência à importância de se estudar a memória para esse autor.
montovani:
d,a,c,a,b estao corretas
Perguntas interessantes
Sociologia,
10 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás