1) Um elemento X tem o mesmo número de massa do 20Ca40 e o mesmo número de nêutrons do 19K 41 . Este elemento está localizado na família: (A) IA. (B) IIA. (C) VIA. (D) VIIA. (E) zero.
Soluções para a tarefa
I) O número 41, à direita do elemento potássio (K), corresponde ao seu número de massa (A), ao passo que o número 19, à esquerda do elemento, corresponde ao seu número atômico (Z). Quando o átomo está em seu estado fundamental, ou seja, eletricamente neutro, o número atômico é exatamente equivalente ao número de prótons (P) e de elétrons (E) do elemento, portanto Z = P = E. Dessa forma se torna possível descobrir o número de nêutrons (N) do potássio e também do elemento X, que é o mesmo, segundo o enunciado, através do número de massa do potássio:
Z = P = E
19 = P
A = P + N
41 = 19 + N
N = 41 - 19
N = 22
II) Se o elemento X tem 22 nêutrons e o mesmo número de massa do cálcio (Ca), que é 40, podemos descobrir o seu número de prótons e consequentemente o seu número atômico:
A = P + N
40 = P + 22
P = 40-22
P = 18
III) Como Z = P = E no estado fundamental, temos que Z = P = 18, portanto o número atômico do elemento X é 18 e, consultando a tabela periódica, notamos que o elemento pertence à família ou grupo 18, 8A ou 0 (zero), que é a família ou grupo dos gases nobres, portanto a alternativa E é a correta
Resposta:
letra E
Explicação: