1. Um carro de 990 kg move - se com aceleração constante de 3 m / s² durante o primeiro minuto de movimento . Depois , a sua aceleração passa a ser de 5 m / s² durante três minutos .
a ) Determine as intensidades da força resultante responsável pelas acelerações adquiridas pelo veículo em cada um dos intervalos de tempos mencionados .
b ) Agora , determine as intensidades da força resultante necessária para manter as mesmas acelerações caso a massa do carro fosse de 1090 kg .
2. Considere a aceleração da gravidade na Terra como sendo g = 9,8 m / s² ; na Lua , g = 1,6 m / s² ; e em Marte ; g = 3,7 m / s² . Determine o peso de uma pessoa de 78 kg :
a ) na Terra ;
b ) na Lua ;
c ) em Marte .
3. Uma mola , de constante elástica k = 40 N / m , é esticada por duas pessoas . A primeira consegue causar na mola uma deformação de 0,3 me a segunda , uma deformação de 0,4 m .
a ) Determine as intensidades da força elástica exercida pela mola sobre si mesma para se restaurar após as duas pessoas pararem de deformá - la .
b ) Agora , determine as intensidades considerando a constante elástica da mola k = 20 N / m .
4. Uma pessoa faz com que uma caixa de ferramentas movimente - se sobre a superficie de uma mesa . Sabe - se que a intensidade da força normal sobre as superficies FN 80 N e que os coeficientes de atrito entre as superficies são μ = 0,4 e μ = 0.2 .
a ) Determine as intensidades da força de atrito antes da caixa iniciar o movimento ( atrito estático ) e depois de iniciar o movimento ( atrito dinâmico ) .
b ) . Agora , considere que a intensidade da força normal é F , = 160 Ne determine as novas intensidades da força de atrito antes da caixa iniciar o movimento e depois de iniciar o movimento .
Soluções para a tarefa
As forças atuantes sobre o carro são de 2970 N e 4950 N se a massa do carro for de 990 kg e de 3270 N e 5450 N se a massa do carro for de 1090 kg. O peso da pessoa na Terra, na Lua e em Marte é de 765 N, 125 N e 289 N respectivamente.
As forças elásticas sobre a mola são de 12 N e 16 N para k=40 N/m, e de 6 N e 8 N para k=20 N/m. As forças de atrito são de 32 N e 16 N para uma força normal de 80 N e de 64 N e 32 N para uma força normal de 160 N.
Quais são as forças a atuar sobre o carro?
As forças responsáveis pelas acelerações do carro podem ser calculadas aplicando a segunda lei de Newton, conhecendo a massa 'm' e a aceleração 'a':
Se agora a massa do carro for de 1090 kg, as novas forças para obter as mesmas acelerações são as seguintes:
Como se determinar o peso de um objeto em diferentes astros?
O peso de um corpo é a força devida à gravidade do astro em que o corpo está. A aceleração devida à gravidade é g, portanto, aplicando a segunda lei de Newton, o peso da pessoa na Terra, na Lua e em Marte é:
Como se achar a força elástica exercida pela mola?
Se a mola for deformada, ela exercerá uma força elástica que compensa à força exercida sobre ela. Tendo a constante elástica e a deformação, é possível utilizar a lei de Hooke para achar a força elástica:
Se agora o módulo de Hooke da mola for de 20 N/m, as novas forças elásticas são:
Como se calcular as forças de atrito?
A força de atrito entre duas superfícies depende da força normal que uma superfície exerce sobre a outra e do coeficiente de atrito, se a força normal da mesa sobre a caixa for de 80 N, as forças de atrito antes de inicial o movimento Fe e após iniciar o movimento Fd são:
Agora, com uma força normal da mesa sobre a caixa de 160 N, as novas forças de atrito são:
Saiba mais sobre a segunda lei de Newton em https://brainly.com.br/tarefa/49123699
#SPJ1