Biologia, perguntado por Algumapessoa10, 6 meses atrás

1. Um bioquímico deseja classificar uma amostra de ácido nucleico. A análise de dois dos nucleotídeos dele mostrou a presença das bases nitrogenadas guanina e citosina em ambos. Analisando apenas os nucleotídeos citados, como podemos definir se a molécula em questão é um RNA ou um DNA? Explique.​

Soluções para a tarefa

Respondido por saraleopoldo26
10

Resposta:

É possível definir se a molécula em questão é um RNA ou DNA avaliando as características da molécula e comparando com as de ambos

Explicação:

O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose.

As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila.

O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.

espero ter ajudado :)


Algumapessoa10: obrigado
Respondido por tempestartemia
2

Pela análise das bases nitrogenadas presentes em ambos os nucleotídeos, não é possível definir de forma precisa se a molécula é um RNA ou um DNA. Isso porque ambas as moléculas de DNA e RNA tem guanina e citosina em sua composição.

Para determinar se a molécula é um RNA ou um DNA, será necessário observar mais componentes nos nucleotídeos, como a presença de mais bases nitrogenadas, o tipo de açúcar presente no nucleotídeo e o formato que o ácido nucleico apresenta.

O que é um ácido nucleico?

Um ácido nucleico é uma macromolécula constituída por nucleotídeos. Um nucleotídeo é formado por um grupo fosfato, uma base nitrogenada e uma pentose. Temos dois tipos de ácido nucleico: o DNA e o RNA.

Mas como diferenciar o DNA do RNA?

Para diferenciar o DNA e o RNA, precisamos observar os constituintes dos nucleotídeos. Como dito antes, um nucleotídeo é formado por um grupo fosfato, uma base nitrogenada e uma pentose. Vamos ver o que é cada um deles:

  • Grupo fosfato: o grupo fosfato (HPO4) possui função estrutural para o nucleotídeo, além de conferir carga negativa ao nucleotídeo. O grupo fosfato se liga com a pentose presente em outro nucleotídeo, permitindo a ligação entre eles e a formação da cadeia polinucleotídica, que é a fita que forma o DNA ou o RNA.
  • Base nitrogenada: as bases nitrogenadas são moléculas orgânicas (moléculas que apresentam carbono e ligações covalentes C-H em sua estrutura) que contém átomos de nitrogênio em sua composição. São divididas entre bases purinas (formadas por um anel hexagonal e um anel pentagonal de carbono e nitrogênio) e pirimidinas (formadas por um anel hexagonal de carbono e nitrogênio). Temos duas bases purinas, a adenina e a guanina, e três bases pirimidinas, a citosina, a timina e a uracila.
  • Pentose: a pentose é um açúcar composto por cinco átomos de carbono ligados, e possuem função estrutural, se ligando ao fosfato para formar a cadeia polinucleotídica, e também se ligando à base nitrogenada.

As moléculas de DNA e RNA têm diferenças na base nitrogenada e na pentose, além do número de cadeias polinucleotídicas que são formadas. O grupo fosfato de ambas as macromoléculas não varia.

Vamos ver agora as principais diferenças entre a estrutura de uma macromolécula de DNA e RNA.

  • DNA (Ácido Desoxirribonucleico): um DNA é um ácido nucleico que é presente em todos os organismos existentes, e se encontra no núcleo celular de células eucariontes ou no nucleóide de células procariontes, além de algumas organelas (como mitocôndrias e cloroplastos). O DNA tem a função de armazenar informações genéticas. A estrutura de um DNA se baseia em duas cadeias polinucleotídicas (fita dupla), a pentose Desoxirribose, e pode ser composto por quatro bases nitrogenadas (a adenina e a guanina, e a timina e a citosina).
  • RNA (Ácido Ribonucleico): um RNA é um ácido nucleico que é produzido no núcleo celular, a partir da molécula de DNA, e pode ser encontrado no núcleo e no citoplasma das células eucariontes, e em todo o conteúdo celular interno das células procariontes. O RNA tem a função de controlar a síntese proteica das células. A estrutura de uma molécula de RNA se baseia em uma cadeia polinucleotídica (fita simples), a pentose Ribose, e possui uma base nitrogenada diferente do DNA (a uracila).

É com essas informações que podemos determinar se um ácido nucleico é DNA ou RNA, o que nos mostra que, analisando apenas a presença de guanina e citosina na composição dos nucleotídeos, não podemos ter uma definição precisa da macromolécula.

Entenda mais sobre ácidos nucleicos em: https://brainly.com.br/tarefa/43964775

       

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes