Química, perguntado por eunaoseie, 6 meses atrás

1--- Um analgésico em gotas deve ser ministrado na quantidade de 4mg por quilograma de peso corpóreo, não podendo exceder 250mg por dose. Cada gota contém 5mg de analgésico. Quantas gotas deverão ser ministradas a um paciente de 60kg?


2--- Um químico tem a sua disposição 500mL de uma solução aquosa na qual a concentração do soluto é de 4 g/L. Porém, ele precisa utilizar essa solução com uma concentração do soluto igual 20 g/L. Qual volume de água, em mL, necessária para que a concentração final seja 20 g/L? Nesse caso, ele precisa adicionar ou evaporar água?


eunaoseie: me ajudem por favor por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por mlealrj
1

1 - Um analgésico em gotas deve ser ministrado na quantidade de 4 mg por quilograma de peso corpóreo, não podendo exceder 250 mg por dose. Cada gota contém 5 mg de analgésico. Quantas gotas deverão ser ministradas a um paciente de 60 kg?

4 mg de analgésico ---------- 1 kg

                                   x ---------- 60 kg

        x = 240 mg de analgésico

1 gota ---------- 5 mg de analgésico

       y ---------- 240 mg de analgésico

                y = 48 gotas

2 - Um químico tem a sua disposição 500 mL de uma solução aquosa na qual a concentração do soluto é de 4 g/L. Porém, ele precisa utilizar essa solução com uma concentração do soluto igual 20 g/L. Qual volume de água, em mL, necessária para que a concentração final seja 20 g/L? Nesse caso, ele precisa adicionar ou evaporar água?

A concentração final esperada para a solução é maior do que a concentração inicial, então é preciso diminuir a quantidade de solvente, ou seja, fazer uma evaporação do solvente.

C₁ · V₁ = C₂ · V₂

4 · 500 = 20 · V₂

V₂ = 100 mL

Para que a solução possua uma concentração de 20 g/L preciso evaporar 400 mL de solvente, até que a solução final chegue a um volume de 100 mL.


eunaoseie: 1- Utilize os seguintes valores de ΔH para determinar a variação de entalpia do processo: C₂H₄(g) + 6F₂(g) → 2CF₄(g) + 4HF(g) ΔH = ? Reação 1- H₂ (g) + F₂ (g) → 2HF(g) ΔH = -326KJ Reação 2- C (grafite) + 2F₂ (g) → CF₄(g) ΔH = -630KJ Reação 3- 2C(grafite) + 2H₂ (g) → C₂H₄(g) ΔH = +72KJ.
eunaoseie: 2 As pesquisas sobre materiais utilizados em equipamentos esportivos são direcionadas em função dos mais diversos fatores. No ciclismo, por exemplo, é sempre desejável minimizar o peso das bicicletas, para que se alcance o melhor desempenho do ciclista. Dentre muitas, uma das alternativas a ser utilizada seria inflar os pneus das bicicletas com o gás nitrogênio, N₂, por ser menos reativo que o oxigênio. continuação da pergunta abaixo
eunaoseie: continuação da pergunta 2——> Sabendo que a massa de nitrogênio presente no pneu é de 14g, em um pneu de 1,2L de volume, determine aproximadamente o valor da pressão , na temperatura de 25°C (considere o N₂ como gás ideal)
Perguntas interessantes