1. (UFU 2011) Na obra “Discurso sobre o método”, René Descartes propôs um novo método de investigação baseado em quatro regras fundamentais, inspiradas na geometria: evidência, análise, síntese, controle. Assinale a alternativa que contenha corretamente a descrição das regras de análise e síntese.
a) A regra da análise orienta a enumerar todos os elementos analisados; a regra da síntese orienta decompor o problema em seus elementos últimos, ou mais simples.
b) A regra da análise orienta a decompor cada problema em seus elementos últimos ou mais simples; a regra da síntese orienta ir dos objetos mais simples aos mais complexos.
c) A regra da análise orienta a remontar dos objetos mais simples até os mais complexos; a regra da síntese orienta prosseguir dos objetos mais complexos aos mais simples.
d) regra da síntese orienta a acolher como verdadeiro apenas aquilo que é evidente; a regra da análise orienta descartar o que é evidente e só orientar-se, firmemente, pela opinião.
(ENEM 2014) A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o universo), que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências geométricas e outras figuras, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles, vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto.
(GALILEI, G. O ensaiador. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978)
2. No contexto da revolução científica do século XVII, assumir aposição de Galileu significava defender a:
a) continuidade do vínculo entre ciência e fé dominante na Idade Média.
b) necessidade de o estudo linguístico ser acompanhado do exame matemático.
c) oposição da nova física quantitativa aos pressupostos da filosofia escolástica.
d) importância da independência da investigação científica pretendida pela Igreja.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
1. b) A regra da análise orienta a decompor cada problema em seus elementos últimos ou mais simples; a regra da síntese orienta ir dos objetos mais simples aos mais complexos.
2. c) oposição da nova física quantitativa aos pressupostos da filosofia escolástica.
Explicação:
Aula Paraná
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás