Filosofia, perguntado por viihcornelius, 9 meses atrás

1. (Ufsj 2012) Sobre a questão do conhecimento na filosofia kantiana, é CORRETO afirmar que: *
1 ponto
a) o ato de conhecer se distingue em duas formas básicas: conhecimento empírico e conhecimento puro.
b) para conhecer, é preciso se lançar ao exercício do pensar conceitos concretos.
c) as formas distintas de conhecimento, descritas na obra Critica da razão pura, são denominadas, respectivamente, juízo universal e juízo necessário e suficiente.
d) o registro mais contundente acerca do conhecimento se faz a partir da distinção de dois juízos, a saber: juízo analítico e juízo sintético ou juízo de elucidação.
2. (Uncisal 2011) No século XVIII, o filósofo Emanuel Kant formulou as hipóteses de seu idealismo transcendental. Segundo Kant, todo conhecimento logicamente válido inicia-se pela experiência, mas é construído internamente por meio das formas a priori da sensibilidade (espaço e tempo) e pelas categorias lógicas do entendimento. Dessa maneira, para Kant, não é o objeto que possui uma verdade a ser conhecida pelo sujeito cognoscente, mas sim o sujeito que, ao conhecer o objeto, nele inscreve suas próprias coordenadas sensíveis e intelectuais. De acordo com a filosofia kantiana, pode-se afirmar que: *
1 ponto
a) a mente humana é como uma “tabula rasa”, uma folha em branco que recebe todos os seus conteúdos da experiência.
b) os conhecimentos são revelados por Deus para os homens.
c) todos os conhecimentos são inatos, não dependendo da experiência.
d) para Kant, o centro do processo de conhecimento é o sujeito, não o objeto.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
64

1. Acerca da questão do conhecimento diante da filosofia Kantiana, está correto o apresentado na letra a. o ato de conhecer se distingue em duas formas básicas: conhecimento empírico e conhecimento puro. Para Kant, o conhecimento poderia apresentar duas vertentes, sendo este ou empírico ou puro.

2. Para Kant, o centro do processo de conhecimento é o sujeito, não o objeto. Isto é, "construção do conhecimento" não é então totalmente livre e aleatória, porque trata-se de um processo também muito pessoal.

Respondido por larissamagrani
5

Kant é um pensador que se dedicou à Teoria do Conhecimento e a entender o processo de obtenção do mesmo para o sujeito.

O que Kant tem a nos dizer?

  • 1. A. Para Kant, as ideias a priori se encontram no entendimento humano e a experiência, na sensibilidade.

  • Portanto, na teoria do conhecimento kantiana, entendimento (forma) e sensibilidade (matéria) se unem através da imaginação, faculdade criadora do homem.

  • 2. D. A ação para se conhecer algo parte, exclusivamente, do sujeito; por isso, denomina-se "Virada Gnosiológica". a ação humana não deve se pautar no achismo e na mera intenção de agir. Ela deve ser puramente racional.

  • A ética é categórica, objetiva e guiada, somente, pela razão humana, pois se assim não for, ela será particular e subjetiva, não havendo um parâmetro ético no mundo.

Saiba mais sobre Kant em: brainly.com.br/tarefa/15201670

Anexos:
Perguntas interessantes