1. (UFSCAR – adaptada) É correto afirmar que as revoltas de escravos na Roma Antiga eram:
2. (UEG GO- adaptada) O primeiro Triunvirato foi um sinal inequívoco da crise vivida pela República romana. Apenas três homens, Pompeu, César e Crasso, acumularam quase todos os títulos e cargos importantes através de um acordo que não chegou a ser formalizado pelo Senado. O fim dessa aliança, marcado pela morte de Crasso em 53 a.C., representou imediatamente
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)b) provocadas pela exploração sofrida pelos escravizados, e pelos constantes maus-tratos impostos pelos senhores, além disso, o escravo não tinha poderes políticos, e não era considerado cidadão romano, gerando maior insatisfação./Não houve em nenhum momento alguma leu que proibisse a escravidão. Os escravizados eram frequentemente prisioneiros de guerra, das regiões dominadas pelos romanos.
2)a) o aumento da rivalidade entre os dois sobreviventes. Crasso morreu em batalha, e a disputa pelo domínio completo de Roma ficou entre César e Pompeu, resultando em uma violenta guerra civil./Logo após a morte de Crasso ocorreram conflitos entre César e Pompeu que culminaram na ascensão de Júlio César como ditador.
Explicação:
1)b 2)a espero ter ajudado!
1 - As revoltas de escravizados em Roma eram formas de contestação da ordem social, política e econômica imposta pelos Patrícios, que estavam no topo absoluto da pirâmide social romana, aos escravizados, a base desta pirâmide, e eram protagonizadas pelos escravizados e motivadas pelas péssimas condições de vida e trabalho. É correta a alternativa B.
Como alguém poderia se tornar escravizado em Roma?
Isto podia acontecer por "direito de conquista", sendo escravizados os membros de povos derrotados em guerras pelos romanos, por dívidas pessoais contraídas pelo escravizado ou por "direito de nascimento", sendo escravizados os filhos dos escravizados.
Mais sobre Roma em:
https://brainly.com.br/tarefa/17061341
As alternativas são:
a) lideradas por senadores que lutavam contra o sistema escravista, pois a lei das doze tábuas, havia proibido essa prática no mundo Romano, desde a monarquia, perdurando tal lei, até o fim do Império.
b) provocadas pela exploração sofrida pelos escravizados, e pelos constantes maus-tratos impostos pelos senhores, além disso, o escravo não tinha poderes políticos, e não era considerado cidadão romano, gerando maior insatisfação.
c) desencadeadas pelas frágeis leis, que deixavam indefinida a situação de escravidão na época da República, tendo em vista que no Império, apenas os patrícios foram escravizados.
d) pouco frequentes, comparadas com as que ocorreram em Atenas no tempo de Sólon.
2 - Quando Crasso morreu (durante uma guerra) houve um vácuo de poder e uma disputa dentre os dois que sobraram (César e Pompeu) pelo controle absoluto de Roma, sendo ambos influentes dentre os militares e figuras bastante poderosas na sociedade romana. Isto desencadeou mais uma guerra civil, da qual saiu vitorioso o lado de César. É correta a alternativa A.
O que era o Triunvirato?
Uma forma de governo "de três tiranos", o Triunvirato era uma forma de, por um lado, reconhecer a influência política que os comandantes militares haviam ganhando em Roma desde as Guerras Púnicas e por outro garantir que, por três ocuparem o poder ao mesmo tempo, nenhum grupo conseguisse estabelecer o poder absoluto.
Mais sobre Júlio César em:
https://brainly.com.br/tarefa/17997587