1) (UFRN) Nas últimas duas décadas, têm sido cada vez mais frequentes noticiários destacando conflitos pela posse da terra em diversas regiões do Brasil. Entre as causas responsáveis por tais conflitos, pode-se identificar: *
1 ponto
a) Ampliação do mercado de terras, promovendo sua desvalorização e a modernização do processo produtivo.
b) Expansão da agricultura familiar, tendo em vista as políticas de crédito agrícolas para produção moderna de grãos destinados ao mercado externo.
c) Cumprimento da função social da terra como resultante da expansão da fronteira agrícola e das relações não capitalistas de produção.
d) Maior organização dos trabalhadores rurais, que buscam soluções para a questão da terra e para a concretização da reforma agrária.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá
Explicação:
LETRA D
Com o passar do tempo os trabalhadores rurais vem se organizando e promovendo várias ações contra grandes propriedades de terras.
Muitos dos grandes Latifúndios existentes hoje, são terras remanescentes do período colonial, apropriadas indevidamente, e concentradas nas mãos de poucos. Isso foi um dos motivos que levou os trabalhadores a se organizarem e pressionar o governo por uma Reforma Agrária, que fosse justa e atendesse às necessidades de todos.
O MST ( Movimento Dos Sem Terras ) é um dos principais movimentos ligados á essa causa.
[Classroom]
Q1) Maior organização dos trabalhadores rurais, que buscam soluções para a questão da terra e para a concretização da reforma agrária.
→ Os movimentos sociais criados promoveram a maior organização dos trabalhadores rurais, objetivando a concretização da reforma agrária
Q2) Os conflitos pela terra no Brasil estão relacionados com o processo de concentração fundiária.
→ Os conflitos que se observam no campo brasileiro são gerados pelo fato de que a estrutura fundiária brasileira é marcada pela concentração fundiária, ou seja, poucas pessoas são donas de grandes extensões de terras e muitos trabalhadores não possuem terra para plantar.