1 — (UFRGS – RS) A mosca Drosophila melanogaster é um organismo modelo para estudos genéticos e apresenta alguns fenótipos mutantes facilmente detectáveis em laboratório. Duas mutações recessivas, observáveis nessa mosca, são a das asas vestigiais (v) e a do corpo escuro (e). Após o cruzamento de uma fêmea com asas vestigiais com um macho de corpo escuro, foi obtido o seguinte: F1 — todos os machos e fêmeas com fenótipo selvagem. F2 – Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos resultados obtidos para o cruzamento descrito. ( ) As proporções fenotípicas obtidas em F2 indicam ausência de dominância, pois houve altera- ção nas proporções esperadas. ( ) Os resultados obtidos em F2 indicam um dihibridismo envolvendo dois genes autossômicos com segregação independente. ( ) As proporções obtidas em F2 estão de acordo com a segunda Lei de Mendel ou Princípio da segregação independente dos caracteres. ( ) Os pares de alelos desses genes estão localizados em cromossomos homólogos. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) V – V – F – F b) V – F – V – F. c) V – F – F – V d) F – F – V – V e) F – V – V – F. 2.— (PUC – RJ) Uma linhagem pura de uma variedade de ervilhas de sementes lisas (gene dominante) flores brancas (gene recessivo) foi cruzada com outra linhagem pura de uma variedade de semen- tes rugosas (gene recessivo) e de flores roxas (gene dominante). Caso os híbridos sejam fecun- dados posteriormente, a proporção de indivíduos com sementes rugosas e flores brancas será a seguinte: a) 1 /16. b) 2/16. c) 3/16. d) 6/16. e) 9/16. 3 — A Segunda Lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente, diz que os fa- tores para duas ou mais características segregam-se de maneira independente, distribuindo-se para os gametas e recombinando-se ao acaso. De acordo com essa Lei, podemos concluir que um indivíduo de genótipo BBCc terá gametas: a) B, C e c. b) BB e Cc. c) BC e Bc. d) BB, BC, Bc e Cc. 4 — Imagine que uma mulher com olhos escuros e visão normal (CcMm) case-se com um homem de olhos claros e míope (ccmm). Sabendo que os olhos escuros e a visão normal são determinados por genes dominantes (C e M), calcule a probabilidade de nascer uma criança de olhos claros e visão normal. 5 — Um indivíduo com genótipo AabbCcDd apresenta quantos tipos diferentes de gametas? a) 10. b) 9. c) 8. d) 7. e) 6.
Soluções para a tarefa
Resposta:
01:: letra (E) f v v f
02:: letra (A)1/16
03:: letra (C)BC e BC
04:: mulher com olhos
escuros e visão
normal=CcMm
×
Homem de olhos
Claros e míope
=ccmm
100%Cm
25%CM| CcMm
25%Cm| Ccmm
25%cM| ccMm
25%cm| ccmm. Resposta: 1/4 ou 25%
04:: letra (C)8
1) A sequência correta é a seguinte:
e) F-V-V-F .
porque um par de alelos, nesse caso, terá um par de genes homólogos, ao passo que o outro par de alelos está em outro par de genes homólogos.
Aqui deveremos fazer o cruzamento de uma fêmea de mosca Drosophila melanogaster com asas vestigiais com um macho de esma espécie e com corpo escuro, obtendo a proporção de 9:3:3:1 na geração F2.
2) A resposta é: e) f v v f
Para chegar a essa conclusão você deverá compreender que a associação entre os genótipos e os fenótipos é a seguinte:
Flores Brancas: aa;
Sementes Lisas: BB;
Flores Roxas: AA;
Sementes Rugosas: bb
Sendo assim, faremos o seguinte cruzamento:
F1--- aaBB X AAbb
F2---AaBb.
Como o interesse aqui é pelo indivíduo aabb , teremos que:
a probabilidade de ser "aa" é um 1/4, e de ser "bb" é um 1/4.
aabb=1/4*1/4=1/16
2) A resposta é:
a) 1/16
Aqui deveremos considerar as sementes as sementes lisas como genótipo (AA) flores brancas como genótipo (bb), lembrando-se de que as sementes lisas e flores brancas possuem os gametas A e b e as sementes rugosas como (aa) e flores roxas como (BB) que produzem os gametas a e B.
3) A resposta é:
(C) BC e BC
Leve em conta que para a formação de um gameta é necessário que exista um alelo de cada gene, então um gameta deve ter um alelo B e o outro pode ser C ou c, assim teremos os gametas BC e Bc.
4) A a probabilidade de nascer uma criança de olhos claros e visão normal mulher com olhos claros e visão normal é de 25%.
½ x ½ = ¼ ou 25 %.
25%CM| CcMm
25%Cm| Ccmm
25%cM| ccMm
25%cm| ccmm. Resposta: 1/4 ou 25%
5) A resposta é:
c)8
Veja que esse número pode ser obtido por meio da fórmula que nos da a quantidade de tipos de gametas diferentes produzidos:
2^n,
onde:
n é a quantidade de alelos heterozigotos .