1. (UFPR) Vieira é um homem do século XVII. É possível detec- tar, no texto de Vieira, características da língua portuguesa que divergem de seu uso contemporâneo. Pensando nessa diferença entre o português atual e o português usado por Vieira, considere as seguintes afirmativas: 1. Diferentemente de hoje, o pronome pessoal oblíquo átono antecedia a negação. II. O “porque" é empregado no texto como conjunção expli- cativa e sua grafia é a mesma usada atualmente. III. A conjunção "ou" tem no texto um uso que não é o de alternância. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa l é verdadeira. b) Somente a afirmativa III é verdadeira. c) Somente as afirmativas lell são verdadeiras. d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. e) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Sobre as diferenças do português atual e o português antigo, a alternativa correta é a letra C) Somente as afirmativas l e ll são verdadeiras.
Análise das afirmações sobre o português:
- I - A primeira asserção está CORRETA, dado que antigamente, o pronome pessoal oblíquo era colocado antes da negação, o que não acontece hoje.
- II - A segunda asserção está CORRETA, uma vez que o "porque" aparece como conjunção explicativa, e sua grafia continua a mesma.
- III - A terceira asserção está ERRADA, porque a conjunção "ou" apresenta sim sentido de alternância no texto.
Veja mais sobre português em:
https://brainly.com.br/tarefa/35770287
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes