1) (UFPB) O conhecimento histórico evolui muito no Ocidente. Suas linguagens, suas teorias e seus conceitos exigem do historiador uma formação profissional complexa e abrangente. Sobre a historiografia e sua evolução, é correto afirmar que: a) a história-crônica surgiu no século XIX, influenciada pelo positivismo. b) o conceito de representação é a chave para a história e a ciência Especialmente na investigação das realidades econômicas. c) análise quantitativa é muito utilizada pela nova história social para compreender o cotidiano e os mitos. d) a ciência da história surgiu na antiguidade fruto da criação do método crítico por Heródoto. e) a perspectiva da história Total foi contribuição do Marxismo para a abordagem das estruturas econômico-sociais
Soluções para a tarefa
A resposta correta é:
e) a perspectiva da História Total foi contribuição do marxismo para a abordagem das estruturas econômico- sociais.
Na historiografia, o marxismo revolucionou o modo de entender a história materialista através da luta de classes sociais (E).
Karl Marx, pensador idealizador do marxismo, aponta que, na sociedade, há grupos que são mais privilegiados que outros, ou seja, a burguesia apresenta vantagens com relação à classe operária.
Assim, a desigualdade social se dá na maior capital acumulado pela burguesia, bem como a existência da propriedade privada, possibilitando que as diferenças sociais sejam marcadas pela riqueza de uns em detrimento de outros.
Com isso, a classe operária é oprimida, porque produz e sua mais-valia é concedida ao patrão, que tem para si a riqueza, dando o mínimo para o trabalhador e verdadeiro "dono" do produto.
Link: brainly.com.br/tarefa/15193284