História, perguntado por guilhermeesonip9580t, 9 meses atrás

1- (Ufla 2003) "Cinco vezes ao dia pára tudo no país. Até a globalização. São os momentos dedicados a Alá. O muçulmano ajoelha-se e reza." ("Próxima Viagem", ago. 2000, pág. 70)"Miséria e falta de democracia, aliadas ao nacionalismo, fazem o caldo no qual nasce o radicalismo islâmico - uma minoria na religião." ("Veja", 19-09-2001). Nos trechos acima, pode-se perceber as "duas faces" do islã: o islamismo religião, que prega o respeito por outras crenças e se define como religião de paz, e o islamismo fundamentalista. Todas as alternativas abaixo expressam um aspecto do fundamentalismo como um todo, EXCETO:

a) Tal movimento entende os textos sagrados como única orientação para a própria organização da sociedade.

b) O fundamentalismo, como movimento, não é exclusividade do mundo muçulmano, ocorrendo em outras religiões, inclusive no judaísmo.

c) Se o "radicalismo islâmico", exemplificado em um dos textos acima, é uma "minoria na religião", é também insignificante como movimento.

d) A existência de grupos fundamentalistas atualmente é que determina a origem de alguns conflitos ao redor do mundo.

e) Uma das características do fundamentalismo islâmico, por exemplo, está na organização da sociedade regida pelo Alcorão.

Soluções para a tarefa

Respondido por alunaleticiamaria
8

Resposta:

Letra "c": Se o "radicalismo islâmico", exemplificado em um dos textos acima, é uma "minoria na religião", é também insignificante como movimento.

Explicação:

Perguntas interessantes