1. (ufjf-mg) sobre os conflitos que atingiram a antiga iugoslávia, marque a alternativa errada: * 1 ponto a) trata-se de um dos mais antigos conflitos europeus, cujas raízes, dentre outras, encontram-se na diversidade étnica dos povos que habitam as várias unidades políticas da região. b) um dos momentos significativos dos conflitos na região ocorreu às vésperas da i guerra mundial, com as chamadas guerras balcânicas. c) a crise do leste europeu favoreceu a fragmentação da região, levando à eclosão das rivalidades nacionais. d) após a ii guerra mundial, com a liderança de tito, a iugoslávia manteve-se unida sob uma economia capitalista. e) um traço marcante do conflito é a diversidade religiosa que opõe, genericamente, cristãos ortodoxos, católicos e muçulmanos. 2. (ufv- adaptado) a prisão do ex-presidente iugoslavo slobodan milosevic, em junho de 2001, foi mais um capítulo dos intensos conflitos separatistas e étnicos que eclodiram na europa durante a década de 90 do século xx, dentre os quais, podemos citar a guerra da bósnia. um dos elementos que contribuíram para a emergência desses conflitos foi: * 1 ponto a) a intensificação do processo de repressão aos cultos religiosos por parte do governo central de moscou. b) a entrada da iugoslávia na otan, contrariando os interesses militares do bloco socialista na europa. c) a formalização da união europeia, contrariando interesses da iugoslávia e da sérvia. d) o fim da urss, ampliando a autonomia das antigas repúblicas que compunham o bloco socialista. e) as disputas por terra entre colonos judeus e separatistas sérvios em território iugoslavo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) D
2) D
Explicação:
Classroom
1) A alternativa errada quanto aos conflitos que atingiram a antiga Iugoslávia é a letra D) Após a II Guerra Mundial, com a liderança de Tito, a Iugoslávia manteve-se unida sob uma economia capitalista.
2) A alternativa que representa corretamente um dos elementos que contribuíram para a emergência dos conflitos referidos é a letra D) o fim da URSS, ampliando a autonomia das antigas repúblicas que compunham o bloco socialista.
1) A Iugoslávia, após a Segunda Guerra Mundial, teve como líder Josip Broz Tito, que instaurou o socialismo, e não o capitalismo.
Tito possuía um governo baseado em um regime ditatorial, mas através de sua política de não-alinhamento durante a Guerra Fria, que se sucedeu em relação à Segunda Guerra Mundial, e pela implantação de um sistema federalista, Tito obteve sucesso em manter a paz na Iugoslávia.
2) O fim da União Soviética levou a uma fragmentação das nações em quinze novos países.
Isso fez com que diversos conflitos armados de teor separatista e étnico ocorressem, devido a uma maior autonomia das antigas repúblicas que faziam parte do bloco socialista. Eles buscavam a sua independência.
Veja mais sobre o fim da URSS em:
https://brainly.com.br/tarefa/10300862