1. (Uff 1997) A abolição do tráfico africano pode ser considerada um dos principais fatores explicativos do definhamento progressivo do escravismo no Brasil. Privada da fonte atlântica de abastecimento de cativos, a classe senhorial do Império teve que apelar para o tráfico interno entre as províncias. Deste se beneficiou o sudeste, região que concentrava 87% da população cativa do país entre 1870 e 1880. No ano de 1887, às vésperas da Abolição, 15% da população cativa estava na província de São Paulo.Assinale a opção que caracteriza melhor a dinâmica da economia cafeeira no século XIX em função do problema da mão de obra.
a) A cafeicultura do oeste paulista ancorada nas colônias de parceria não se baseou no trabalho livre, mas em relações semi-escravistas, como demonstra a revolta dos imigrantes de Rio Claro na década de 40.
b) A abolição do tráfico africano conduziu ao reforço da escravidão nas antigas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, sobretudo no Vale do Paraíba, ao contrário do ocorrido em São Paulo, cujos cafeicultores optaram, desde logo, pelo trabalho assalariado de imigrantes.
c) A abolição do tráfico africano não conduziu, de imediato, à crise do escravismo, uma vez que a população cativa do país aumentou extraordinariamente até a década de 80, sobretudo no sudeste, graças ao crescimento vegetativo ocorrido entre africanos e crioulos
d) A expansão cafeeira no sudeste desenvolveu-se com base no trabalho escravo, inclusive no oeste paulista, não obstante ali se tenha adotado em larga escala, o trabalho juridicamente livre de imigrantes ao longo dos anos 80.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
como vc quer que respondao
Explicação:
beatrizcruzlcmj0290:
escolhe uma alternativa
Respondido por
2
Resposta:
Explicação:
Perguntas interessantes
Espanhol,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás