1. (UESPI/2011) Os governos de Luiz Inácio Lula da Silva surpreenderam e polemizaram. O presidente atingiu uma popularidade nunca vista no Brasil. Sobre seus governos, podemos afirmar que: *
1 ponto
a) realizou projetos sociais que extinguiram, radicalmente, a desigualdade social no Nordeste.
b) fortaleceu o desenvolvimento econômico, iniciado com reformas estruturais do governo de Fernando Collor.
c) fez alianças políticas com antigos adversários, o que provocou sérias críticas de muitos setores.
d) interessou-se em diminuir o poder das instituições financeiras e enfraquecer o poder dos bancos nacionais.
e) agilizou mudanças políticas relevantes, mas não promoveu programas significativos para a melhoria da vida social.
2. UFT TO/2011) Em 2003, o operário Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse como Presidente da República do Brasil. Em 2007, Lula tomou posse para cumprir seu segundo mandato, que se estendeu até 2010. Entre os pontos considerados positivos em seu governo estão a política de proteção social, como o Bolsa Família, o crescimento da taxa de emprego e a campanha internacional pela multipolarização da economia. Porém, no campo político, o governo Lula foi muito criticado. Assinale a alternativa CORRETA em relação aos motivos da grave crise política que atingiu seu primeiro mandato: *
1 ponto
a) O impeachment de Collor e sua renúncia, motivada pela montagem de um enorme esquema de tráfico de influências, irregularidades financeiras e contas bancárias fantasmas envolvendo pessoas do governo federal.
b) O escândalo dos “anões do orçamento”, no qual os deputados recebiam verbas das empreiteiras para, em troca, incluírem no orçamento da União previsões de recursos públicos para execução de obra.
c) O escândalo do “Mensalão”, esquema de corrupção montado por integrantes do governo para pagar “mesadas” aos deputados que votassem a favor dos seus projetos na Câmara e no Senado Federal.
d) O escândalo da merenda escolar no Estado de São Paulo, em 2008, no qual empresas fornecedoras de alimentos para as escolas foram acusadas de fraudar licitações para ganhar concorrências.
e) A violação do painel do Senado Federal, em 2002, no qual alguns senadores foram acusados de manipular os instrumentos eletrônicos de votação para descobrirem em que e em quem os parlamentares dessa casa votavam.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-c) fez alianças políticas com antigos adversários, o que provocou sérias críticas de muitos setores.
2-c) O escândalo do “Mensalão”, esquema de corrupção montado por integrantes do governo para pagar “mesadas” aos deputados que votassem a favor dos seus projetos na Câmara e no Senado Federal.
1. Letra C: Luiz Inácio Lula da Silva fez alianças políticas com antigos adversários, o que provocou sérias críticas de muitos setores ao seu governo, bem como posteriormente viriam a ser deflagrados grandes esquemas de corrupção e compra de votos de parlamentares no que ficou conhecido como o esquema do Mensalão, maior esquema da história do país.
2. Letra C: entre os considerados pontos positivos em seu governo estão a política de proteção social e de incentivos às classes menos abastadas, com programas de acesso à universidades (ProUni), financiamento universitário, entre outros. Porém foi o escândalo do “Mensalão”, esquema de corrupção, é que marcou uma crise sobre tal governo e o posterior, de Dilma.