1. (Uerj 2017) O conflito entre israelenses e palestinos ganhou clara configuração territorial na primeira metade do século XX, tornando-se agudo a partir de 1948 e permanecendo sem horizonte de superação em futuro próximo. Como consequência, a comunidade internacional encontra-se dividida com relação ao reconhecimento diplomático de ambos, como se observa no mapa.
Considerando as informações do mapa, apresente um argumento que justifique a posição dos países que reconhecem apenas o Estado Palestino e outro que justifique a posição norte-americana.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dentre os argumentos dos países que reconhecem apenas o Estado Palestino:
• Contexto étnico-cultural — grande parte desses países possui população predominantemente árabe, enxergando o povo palestino como coirmão, com quem compartilham o mesmo idioma e parte da mesma história.
• Afinidade religiosa — esses países são, em sua absoluta maioria, muçulmanos, tais como os palestinos, o que os aproxima da posição favorável ao reconhecimento do Estado Palestino, em oposição ao domínio do Estado de Israel.
• Alinhamento político — as afinidades étnico-culturais das populações desses países com o povo palestino levaram muitas dessas nações a terem se envolvido em confrontos militares com Israel a partir da segunda metade do século XX, o que contribuiu para uma polarização política de suas chancelarias quanto à questão do reconhecimento de um Estado e não do outro.
Dentre os argumentos que justificam a posição norte-americana, destacam-se:
• Apoio político — uma parcela da população estadunidense, denominada por alguns como direita religiosa, considera que é dever dos EUA, como nação cristã, dar apoio ao Estado de Israel.
• Lobby judaico — os EUA possuem uma população judia expressiva, ainda que pequena em relação ao conjunto da população do país. Parte dessa comunidade é composta por ricos empresários que contribuem generosamente para as campanhas eleitorais norte-americanas.
• Aliança estratégica — o Estado de Israel sempre foi o mais confiável aliado dos EUA em sua geopolítica no Oriente Médio, razão pela qual os israelenses contam com apoio financeiro, logístico e militar norte-americano.
Explicação:
sim