1. (Uenp/2010) Do ponto de vista sociológico, no Brasil seconstituiu sobre o mito da democracia racial principalmentedepois da publicação de Casa grande e senzala de GilbertoFreyre (2003). De acordo com Florestan Fernandes (1965) oideal de miscigenação fora difundido como mecanismo deabsorção do mestiço não para a ascensão social do negro,mas para a hegemonia da classe dominante. O mito dademocracia racial assentou-se sobre dois fundamentos:1) o mito do bom senhor; 2) o mito do escravo submisso.Analise as afirmações:I. A crença no bom senhor exalta a vulgaridade das elitesmodernas, como diria Contardo Calligaris, e juntamentecom uma espécie de pseudocordialidade seriamresponsáveis pela manutenção e o aprofundamento dasdiferenças sociais;II. O mito do escravo submisso fez com que a sociedade deum modo geral não encarasse de frente a violência daescravidão, fez com que os ouvidos se ensurdecessem aosclamores do movimento negro, por direitos e por justiça;III. As proposições legislativas sobre a inclusão de negrosvão desde o Projeto de Lei que reserva aos negros umpercentual fixo de cargos da administração pública, aosque instituem cotas para negros nas universidades públicase nos meios de comunicação.Assinale a alternativa correta:a) todas as afirmações são, verdadeiras.b) apenas a afirmação II e verdadeira.c) as afirmações I e III são verdadeiras.d) as afirmações I e II são falsas.e) todas as afirmações são falsas.
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Letra A
Os dois primeiros tópicos da questão apoiam-se na perspectiva que o sociológico Florestan Fernandes tinha da formação da sociedade brasileira e na crítica feita à interpretação de Gilberto Freyre a essa formação. Estão corretas, na medida em que corroboram a visão de Florestan, e não como sentenças irrefutáveis a respeito da realidade histórica e da obra de Freyre. Já o terceiro tópico diz respeito às políticas públicas que reservam cotas para negros como sendo políticas de inclusão social. Esse tópico está correto na medida em que se confirma ser essa a alegação oficial do Estado para a implementação das políticas de cotas.
Os dois primeiros tópicos da questão apoiam-se na perspectiva que o sociológico Florestan Fernandes tinha da formação da sociedade brasileira e na crítica feita à interpretação de Gilberto Freyre a essa formação. Estão corretas, na medida em que corroboram a visão de Florestan, e não como sentenças irrefutáveis a respeito da realidade histórica e da obra de Freyre. Já o terceiro tópico diz respeito às políticas públicas que reservam cotas para negros como sendo políticas de inclusão social. Esse tópico está correto na medida em que se confirma ser essa a alegação oficial do Estado para a implementação das políticas de cotas.
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Olá
- Todas as afirmações são verdadeiras.
Espero ter ajudado
Bons estudos!
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