1. (Ueg 2018) Leia o texto a seguir: Por ter tido educação protestante, nunca achei que 31 de outubro é o dia das bruxas. Sempre foi o dia em que Lutero, em 1517, começou uma revolução. LEITÃO, Míriam. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2017. No ano de 2017, completou 500 anos da eclosão da Reforma Protestante. Do ponto de vista histórico, a Reforma pode ser considerada uma revolução a) estética, pois foi a matriz ideológica da concepção barroca de mundo que se manifestou nos países ibéricos. b) política, pois permitiu a centralização monárquica absolutista, ao legitimar a tese do direito divino dos reis europeus. c) econômica, pois, com os puritanos, difundiu-se uma nova mentalidade econômica que gerou o capitalismo. d) social, pois legitimou as aspirações revolucionárias dos camponeses europeus na luta contra a aristocracia. e) intelectual, pois foi difusora do pensamento científico iluminista por meio de intelectuais protestantes, como é o caso de Voltaire.
Soluções para a tarefa
Econômica, pois, com os puritanos, difundiu-se uma nova mentalidade econômica que gerou o capitalismo.
Em relação à Reforma Protestante, dentre as asserções propostas, é correta apenas aquela que estabelece a relação entre o protestantismo e a economia capitalista que se desenvolveu nos Estados Unidos. A alternativa correta é a letra C.
Contextualizando as consequências da Reforma Protestante
A - Incorreta. A Reforma Protestante não foi um movimento artístico e não se originou nos países ibéricos.
B - Incorreta. A Reforma Protestante contestava a monarquia constituída com o apoio da Igreja Católica.
C - Correta. Os puritanos ingleses que migraram para as Treze Colônias, que viriam a ser os Estados Unidos, eram adeptos ferrenhos dos princípios do protestantismo aplicado à princípios econômicos.
D - Incorreta. A primeira luta de classes nesse sentido ocorreu na ocasião da Revolução Francesa, que não teve a Reforma Protestante como uma de suas causas.
E - Incorreta. A Reforma Protestante, por mais que fosse um movimento de dissidência, não tinha como pauta a defesa do iluminismo e da ciência.
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