1. (Ueg 2015) Para Marx, diante da tentativa humana de explicar a realidade e dar regras de ação, é preciso considerar as formas de conhecimento ilusório que mascaram os conflitos sociais. Nesse sentido, a ideologia adquire um caráter negativo, torna-se um instrumento de dominação na medida em que naturaliza o que deveria ser explicado como resultado da ação histórico-social dos homens, e universaliza os interesses de uma classe como interesse de todos. A partir de tal concepção de ideologia, constata-se que:
a) a sociedade capitalista transforma todas as formas de consciência em representações ilusórias da realidade conforme os interesses da classe dominante.
b) ao mesmo tempo que Marx critica a ideologia ele a considera um elemento fundamental no processo de emancipação da classe trabalhadora.
c) a superação da cegueira coletiva imposta pela ideologia é um produto do esforço individual principalmente dos indivíduos da classe dominante.
d) a frase “o trabalho dignifica o homem” parte de uma noção genérica e abstrata de trabalho, mascarando as reais condições do trabalho alienado no modo de produção capitalista.
2. Marque a alternativa correta em relação à importância da história para K. Marx:
A. É impossível entender a condição material da sociedade deslocada das transformações históricas.
B. A história está associada a possibilidade de manutenção dos estamentos na sociedade.
C. Somente a vida cotidiana consegue ser associada a história.
D. Não existe a história.
Me ajudem seguimores❤️❤️
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
1) D 2) A
Explicação:
Respondido por
1
Boa Tarde !!!
1 = d) a frase “o trabalho dignifica o homem” parte de uma noção genérica e abstrata de trabalho, mascarando as reais condições do trabalho alienado no modo de produção capitalista, pois essa frase evidencia o mascaramento da realidade do trabalho, deflagrando a dominação.
2 = a) É impossível entender a condição material da sociedade deslocada das transformações históricas, pois as mudanças históricas se explicam através da materialidade e da dialética em K. Marx.
Espero ter ajudado :-)
Att: LDC
Perguntas interessantes