História, perguntado por rafahvianna2, 8 meses atrás

1. ( UEFS BA/2013) “É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder”.(MONTESQUIEU. I n: AQUINO et al. 1993, p. 122).MONTESQUIEU. I n: AQUINO, R. et al. História das sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais. 28. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1993.A afirmativa do filósofo Montesquieu, a respeito da ação e da contenção do poder, originou: *

a) a proposta para a condenação à morte, pela vontade popular, de todo o chefe de poder que se torne absoluto
b) o movimento renascentista, responsável pela ideia de que "os fins justificam os meios"
c) as ideias anarco-sindicalistas, defensoras da intervenção militarista no Estado e da completa ausência de leis.
d) a teoria da divisão da soberania em três poderes independentes e harmônicos entre si, o Legislativo , o Executivo e o Judiciário.
e) o movimento operário, no Brasil Império, destinado a conter o poder da monarquia absolutista que governava o país.
o poder da monarquia absolutista que governava o país.​

Soluções para a tarefa

Respondido por WagnusApple
26

Resposta:

Letra d) a teoria da divisão da soberania em três poderes independentes e harmônicos entre si, o Legislativo , o Executivo e o Judiciário.

Explicação:

Prof me explicou na Aula-online.

Respondido por EduardoPLopes
18

É correta a alternativa D, tendo as ideias de Montesquieu sido muito influentes na formação do modelo atual da República Liberal. A divisão dos poderes é uma forma de impedir que uma pessoa ou um grupo tome facilmente para si as funções de criar leis, julgar se foram cumpridas e colocá-las em prática, sendo uma forma de impedir os sonhos de tiranos.

Quando Montesquieu escreveu o seu livro mais famoso, "O Espírito das Leis", a divisão dos poderes parecia um sonho impossível: naquela época todo o poder se concentrava nas mãos dos Monarcas Absolutos, que podiam, com algumas limitações práticas, fazer aquilo que bem entendessem com o Estado, o que frequentemente prejudicava as massas.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/2418202

Anexos:
Perguntas interessantes