1)
Tupã, ó Deus grande! cobriste o teu rosto
Com denso velâmen de penas gentis;
E jazem teus filhos clamando vingança
Dos bens que lhes deste da perda infeliz!
Tupã, ó Deus grande! teu rosto descobre:
Bastante sofremos com tua vingança!
Já lágrimas tristes choraram teus filhos,
Teus filhos que choram tão grande mudança.
Anhangá impiedoso nos trouxe de longe
Os homens que o raio manejam cruentos,
Que vivem sem pátria, que vagam sem tino
Trás do ouro correndo, voraces, sedentos.
E a terra em que pisam, e os campos e os rios
Que assaltam, são nossos; tu és nosso Deus:
Por que lhes concedes tão alta pujança,
Se os raios de morte, que vibram, são teus?
DIAS, Gonçalves. Deprecação. Primeiros cantos. 1846.
Nesse poema, o eu lírico deixa evidente um sentimento de indignação, colocando em questão
( ) a terra que os índígenas possuíam e que fora tomada pelos europeus.
( ) o comportamento dos índígenas, que se viram reféns da própria crença.
( ) a nobreza dos atos dos europeus, que conquistaram a terra e os indígenas.
( ) a atuação de Tupã, que teria abandonado os índígenas na luta contra os colonizadores.
( ) o modo de vida adotado pelos indígenas, após a colonização, ausente de lei e de fé.
2-Literatura brasileira - Romantismo
Tendo surgido na Europa ainda no final do século XVIII, o movimento romântico tornou-se conhecido no Brasil após o processo de independência, em 1822, e vigorou durante boa parte do século XIX, mesclando características do movimento europeu a aspectos específicos da realidade nacional.
Sobre a literatura romântica produzida no Brasil, considere as seguintes afirmações:
I. Gonçalves Dias e Castro Alves, ao abordarem aspectos da natureza e da sociedade brasileira em seus poemas, dão provas do nacionalismo ufanista que caracteriza a produção do período.
II. Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo, com as obras Primaveras e Lira dos Vinte Anos, respectivamente, apresentam produções poéticas voltadas à subjetividade, com marcas de melancolia e saudosismo.
III. Com uma vasta produção romanesca, José de Alencar transita por cenários e temas históricos, regionais, indianistas e urbanos.
IV. Ao colocar em cena as camadas medianas da sociedade brasileira, Manuel Antônio de Almeida faz, em Memórias de um sargento de milícias, um romance de denúncia das diferenças sociais do país, prenunciando, assim, obras como O Cortiço, de Aluísio Azevedo.
Estão corretas apenas as afirmativas
( ) I e II.
( ) I e IV.
( ) II e III.
( ) III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
O poema disposto no enunciado trata-se de um escrito de Gonçalves Dias, chamado de ''Deprecação''. Este poeta fez parte da primeira geração do romantismo e seus poemas expressavam o nacionalismo e pessimismo.
A primeira afirmação do enunciado está incorreta, pois o poema trata-se de um ode às perdas e sofrimentos indígenas. Através dos versos ''E jazem teus filhos clamando vingança/ Dos bens que lhes deste da perda infeliz'' e ''Já lágrimas tristes choram teus filhos'' podemos inferir que o tema central do poema é o clamor pela terra usurpada dos índios.
Explicação:
Respondido por
0
Resposta:
I e II
Explicação:
espero ter ajudado
Perguntas interessantes
Filosofia,
5 meses atrás
Saúde,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Informática,
6 meses atrás