1)
Troech (1965) propôs um modelo de vertentes baseado em parâmetros do gradiente da declividade e da declividade das curvas de nível. Se o gradiente de declividade for positivo, a altitude aumenta com a distância radial e as linhas de contorno são côncavas para fora. Se a declividade é negativa a altitude diminui enquanto a distância radial aumenta, mostrando curvas de nível convexas. Com isso ele conseguiu definir quatro principais tipos básicos de vertentes:
I- Vertente com radiais côncavas e contornos convexos.
II- Vertente com radiais convexas e contornos convexos.
III- Vertente com radiais côncavas e contornos côncavos.
IV- Vertente com radiais convexas e contornos côncavos.
Observe as regiões identificadas a seguir:
Figura-1: Regiões.
Tipos de vertentes (Troech, 1965)
Avaliando as figuras A, B, C e D podemos afirmar que cada uma delas corresponde a um tipo de vertente.
Assinale a alternativa que indica a associação correta dos tipos de vertentes com as respectivas figuras A, B, C e D:
Alternativas:
a)
Figura B = vertentes com radiais convexas e contornos côncavos; Figura C = vertente com radiais côncavas e contornos côncavos; Figura D = vertentes com radiais convexas e contornos convexos; Figura A = vertente com radiais côncavas e contornos convexos.
b)
Figura A = vertentes com radiais convexas e contornos côncavos; Figura C = vertente com radiais côncavas e contornos côncavos; Figura D = vertentes com radiais convexas e contornos convexos; Figura B = vertente com radiais côncavas e contornos convexos.
c)
Figura C = vertentes com radiais convexas e contornos côncavos; Figura D = vertente com radiais côncavas e contornos côncavos; Figura A = vertentes com radiais convexas e contornos convexos; Figura B = vertente com radiais côncavas e contornos convexos.
d)
Figura A = vertentes com radiais convexas e contornos côncavos; Figura B = vertente com radiais côncavas e contornos côncavos; Figura C = vertentes com radiais convexas e contornos convexos; Figura D = vertente com radiais côncavas e contornos convexos.
e)
Figura D = vertentes com radiais convexas e contornos côncavos; Figura C = vertente com radiais côncavas e contornos côncavos; Figura B = vertentes com radiais convexas e contornos convexos; Figura A = vertente com radiais côncavas e contornos convexos.
2)
Complete as lacunas:
Os sistemas, em Geomorfologia, podem ser classificados devido ao critério funcional ou conforme sua complexidade estrutural. Assim, os sistemas ____________ não sofrem mais perdas ou ganhos de energia ou de matéria do ambiente, dadas as condições iniciais. Já os sistemas ____________ mantêm relações com os demais sistemas. Aqueles denominados sistemas ____________ são compostos somente pela associação das propriedades físicas do fenômeno, sendo considerados os menos complexos das estruturas naturais. Os sistemas ____________ buscam relações entre o processo e as formas que dele resultam. Por fim, os sistemas ____________ são compostos por uma cadeia de subsistemas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
a)
morfológicos, processos-respostas, em sequência, isolados, não-isolados.
b)
processos-respostas, em sequência, isolados, não-isolados, morfológicos.
c)
isolados, não-isolados, morfológicos, processos-respostas, em sequência.
d)
processos-respostas, em sequência, isolados, não-isolados, morfológicos.
e)
em sequência, isolados, não-isolados, morfológicos, processos-respostas.
3)
A erosão é um processo natural que ocorre em equilíbrio com a formação do solo, conforme a evolução do relevo e ao longo do tempo. Porém, há um outro tipo de erosão que chamamos antrópica ou acelerada, que é aquela provocada pela ação do homem. Esta erosão é mais intensa e ocorre de maneira rápida, não permitindo a recuperação natural do solo e gerando graves conseqüências.
Dessa forma, uma das grandes consequências da erosão é:
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A voçoroca apesar de ser um problema intenso de erosão, não representa grandes riscos que não seja a perda do solo.
b)
O assoreamento é um fenômeno que incorpora sedimento a certo volume d'água, mas não corresponde a um processo erosivo.
c)
Os sedimentos na água provocam turbidez na mesma sem risco à população.
d)
Preencher buracos causados por erosão com água, evitam que o processo evolua ainda mais.
e)
A remoção do solo orgânico é responsável pela desagregação da camada superficial do solo.
Soluções para a tarefa
1 – c) Figura C = vertentes com radiais convexas e contornos côncavos; Figura D = vertente com radiais côncavas e contornos côncavos; Figura A = vertentes com radiais convexas e contornos convexos; Figura B = vertente com radiais côncavas e contornos convexos.
A altura da vertente corresponde à diferença de altitude (amplitude altimétrica) entre os pontos superior e inferior do perfil. E o ângulo médio da vertente consiste no ângulo resultante da reta que une os pontos superior e inferior e a linha referentes ao comprimento horizontal.
2 – c) isolados, não-isolados, morfológicos, processos-respostas, em sequência.
Os sistemas isolados não apresentam perdas ou ganhos de energia. Os sistemas não-isolados apresentam maiores relações com os outros sistemas. Os sistemas morfológicos são constituídos pela associação das propriedades físicas do fenômeno.
Os sistemas processos-respostas procuram se relacionar com o processo e formas que dá origem. E os sistemas em sequência são constituídos por cadeia de subsistemas.
3 – e) A remoção do solo orgânico é responsável pela desagregação da camada superficial do solo.
A erosão é um processo natural que exerce influencia na degradação dos solos, ao ocorres a remoção do solo orgânico também ocorre a desagregação da camada de solo superficial.
Bons estudos!