Português, perguntado por luizwargamer3245, 11 meses atrás

1. Tomando como base apenas o título e o primeiro parágrafo, que hipótese o leitor pode levantar sobre o assunto tratado no texto?
2. Se o articulista se propõe a considerar dois polos “que aparentemente nada têm em com um ”, faz o leitor pressupor que eles têm afinidades. Essa estruturação de pensamento é propícia ao uso do paralelismo. Para ver como o autor fez uso dele, comece levantando os dois fatos.
3. Por que os dois fatos foram tomados paralelamente?
4 . Qual é a relação desses fatos com o título?
5. O encaminhamento do raciocínio em paralelo prepara o argumento final, com o qual o articulista quer convencer o leitor. Qual é esse argumento?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por negrusmagister
12
1. A hipótese de que o texto demonstrará que, de forma extremista, alguns indivíduos são capazes de interferir, de forma poderosa (o texto refere-se a um terrorista famoso) na vida de países inteiros negativa ou positivamente.

2. O autor compara o poder da facção terrorista internacional ao de diversos países europeus, focando na exigência do comandante terrorista Bin Laden.

3. Porque o texto trata, em seu todo, de outros exemplos de um indivíduo ser alvo de um estado e vice-versa, sempre comparando a importância isolada daquele que enfrenta as forças de um país inteiro ou, ao contrário, a precisão do estado em atingir um único indivíduo que lhes interessa neutralizado.

4. A relação é que um indivíduo pode ser tão influente que tenha o mesmo poder que um estado inteiro, organizado e cumpridor de leis há muitos anos.

5. O autor argumenta, ao final, que, mesmo um garoto-gênio, que domine de forma extraordinária a informática, pode sozinho, como um indivíduo superinfluente, desencadear conflitos internacionais maiores do que se os países fossem atacados pelas numerosas e violentas tropas de Gengis Khan ou de Hitler, conhecidos na história.
Perguntas interessantes