1)
Todo objeto do mundo real ou do mundo computacional assume diferentes estados durante a sua existência. Considerando a execução de uma funcionalidade de um sistema orientado a objetos, os objetos mudam de estados quando acontece algum evento interno ou externo ao sistema, provocando uma transição entre os estados do objeto em determinando instante de tempo.
Assinale a alternativa correta que descreve o conceito de estado.
Alternativas:
a)
Representa os acontecimentos que provocam a mudança de comportamento dos objetos, podendo ser uma ação interna ou externa do objeto, em um determinado tempo de execução do sistema.
b)
Representa a abstração de uma forma de apresentação dos objetos de uma classe em um instante de tempo de execução do sistema, com uma duração finita de tempo, o qual demostra a reação de um objeto em resposta a um evento.
c)
Representa qualquer coisa concreta ou abstrata do mundo real, com características e comportamento próprio em uma única estrutura, sendo possível identificá-lo.
d)
Representa um grupo de objetos com propriedades semelhantes (atributos), o mesmo comportamento (operações), os mesmos relacionamentos com outros objetos e a mesma semântica.
e)
Representa o ato de reunir em uma estrutura chamada classe, os atributos e operações dos objetos, permitindo que um objeto proteja a integridade de suas partes.
2)
Uma classe é uma abstração das características e comportamentos relevantes de um conjunto de objetos. Assim, as características descrevem os atributos ou propriedades dos objetos de uma classe e o comportamento descreve as operações.
Com relação as atributos e operações de uma classe, complete as lacunas da sentença a seguir.
Uma operação descreve uma ação que o próprio objeto executa ou uma ação que o objeto pode executar, a partir do disparo de um ____________ que envia uma mensagem, invocando uma operação dos objetos de uma classe, assim provocando a mudança de estado do objeto.
Assinale a alternativa que completa a lacuna corretamente.
Alternativas:
a)
Método.
b)
Terminador.
c)
Vínculo.
d)
Evento.
e)
Relacionamento.
3)
Avançando com a modelagem comportamental de um sistema de software orientado a objetos com a Unified Modeling Language (UML), é importante modelar o ciclo de vida dos objetos de uma classe com a especificação dos seus estados e suas transições de estados.
Assinale a alternativa correta que indica a técnica de modelagem da UML adotada para representar o ciclo de vida dos objetos.
Alternativas:
a)
Diagrama de Objetos.
b)
Diagrama de Classes.
c)
Diagrama de Perfil.
d)
Diagrama de Comportamento.
e)
Diagrama de Máquina de Estados.
4)
Com a Unified Modeling Language (UML) é possível apresentar a documentação de um sistema de software em três perspectivas principais de visões de modelagem orientada a objetos, sendo as perspectivas estrutural, funcional e temporal, utilizando para tal, as técnicas de modelagem no formato de diagramas, que são classificados em estruturais e comportamentais.
Assinale a alternativa correta que indica o diagrama comportamental que representa a ordem temporal em que as mensagens são trocadas para darem suporte à realização de um caso de uso.
Alternativas:
a)
Diagrama de Estrutura Composta.
b)
Diagrama de Classes.
c)
Diagrama de Atividades.
d)
Diagrama de Sequência.
e)
Diagrama de Máquina de Estados.
Soluções para a tarefa
Adg3 - Análise Orientada a Objetos - A
1- b) Representa a abstração de uma forma de apresentação dos objetos de uma classe em um instante de tempo de execução do sistema, com uma duração finita de
tempo, o qual demostra a reação de um objeto em resposta a um evento.
2 - d) Evento.
3 - e) Diagrama de Máquina de Estados.
4 - d) Diagrama de Sequência.
Corrigida pelo AVA!
1) A alternativa correta que descreve o conceito de estado é a seguinte: b) "Representa a abstração de uma forma de apresentação dos objetos de uma classe em um instante de tempo de execução do sistema, com uma duração finita de tempo, o qual demonstra a reação de um objeto em resposta a um evento".
2) A alternativa que completa a lacuna corretamente é d) Evento.
Veja o trecho completo:
"Uma operação descreve uma ação que o próprio objeto executa ou uma ação que o objeto pode executar, a partir do disparo de um evento que envia uma mensagem, invocando uma operação dos objetos de uma classe, assim provocando a mudança de estado do objeto".
3) A alternativa correta que indica a técnica de modelagem da UML adotada para representar o ciclo de vida dos objetos é a e) Diagrama de Máquina de Estados.
4) A alternativa correta que indica o diagrama comportamental que representa a ordem temporal em que as mensagens são trocadas para darem suporte à realização de um caso de uso é a seguinte: d) Diagrama de Sequência.
Os conteúdos / conceitos abordados nessas questões são estudados na Análise Orientada a Objetos. Você sabe o que é isso?
Sobre Análise Orientada a Objetos
- A Análise Orientada a Objetos ( conhecida pela sigla "OOA", do inglês "Object Oriented Analysis") consiste em um processo para o desenvolvimento de sistemas, o qual usa o conceito de objetos que realizam interação entre si e, a partir dessa interação, executam determinadas tarefas computacionais.
- Em regra, o ponto de partida para a Análise Orientada a Objetos é a criação de um protótipo de natureza descritiva, o qual carrega informações de um dado projeto.
- A partir de padrões UML, identificam-se requisitos do sistema, possibilitando, assim, a construção de artefatos que servem para a devida documentação do nível desejado.
- No percurso da análise e da programação, geram-se os diagramas, que servem para representar os objetos analisados.
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Bons estudos!