História, perguntado por teresinhacarvalho126, 8 meses atrás

1. Todas as alternativas abaixo caracterizam o Iluminismo, exceto:
A razão é o guia infalível da sabedoria.
O liberalismo político e econômico.
salvação pela fé e a livre interpretação da Bíblia.
A oposição ao absolutismo e ao mercantilismo.
O universo é governado por leis inflexíveis.
2. “O Espírito das Leis” ou “Teoria Tripartite” é a ideia iluminista defendida por:
Voltaire.
Rousseau.
Diderot.
Montesquieu.
D’Alambert
3. Sobre o ideário iluminista são corretas todas as alternativas abaixo, exceto:
A teoria fisiocrata pregava a valorização da natureza como fonte criadora de riquezas.
AdamSmith, escritor do livro “A Riqueza das Nações”, defendeu a teoria do liberalismo econômico.
Áustria, Prússia, Rússia, Portugal e Espanha são exemplos de países que tiveram à frente de seus governos os chamados “Déspotas Esclarecidos”.
Os ideais iluministas se sustentavam pela adoção de práticas populistas, ou seja, a partir do governo de líderes carismáticos que atendiam a certos anseios dos despossuídos, porém sem alterar as estruturas políticas, econômicas e sociais vigentes.
O Despotismo Esclarecido ou Absolutismo Tardio nos países que o adotaram, nada mais foi do que, o exercício do governo baseado no ideário dos filósofos iluministas.
4. As tensões e os conflitos de interesses entre a Inglaterra e suas 13 colônias na América do Norte já ocorriam desde os tempos coloniais. Após a Guerra dos Sete Anos (Inglaterra X França), se iniciaram as tensões entre a metrópole e a colônia num nível mais profundo. A Coroa Inglesa reservou para si exploração dos novos territórios conquistados, restaurou monopólios e criou novos impostos. Lei do Açúcar, Lei do Selo, Lei sobre produtos importados, Lei do Chá, etc., pacote este que ficou conhecido como as Leis Intoleráveis. Sobre o Movimento Separatista, a Declaração de Independência e a Constituição dos Estados Unidos da América, marque a alternativa incorreta:
Intelectuais e comerciantes locais, inspirados nos ideais do iluminismo. Passaram a difundir o movimento separatista.
Em 1774, no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, foi redigida uma Declaração de Direitos que exigia da metrópole a liberdade comercial para as colônias e isto deu início aos conflitos armados contra os ingleses que não aceitaram tal petição.
O Parlamento Inglês iniciou um movimento que recebeu a denominação de Revolução Gloriosa, que aprovou o envio de mais tropas para a América do Norte a fim de sufocar o movimento rebelde dos colonos, além de estabelecer tribunais e juízes ingleses com poderes excepcionais para punir exemplarmente os revoltosos e restabelecer, na íntegra, o Pacto Colonial.
Opção ) Reuniu-se em 1775, o Segundo Congresso Continental da Filadélfia e no ano seguinte, no dia 4 de julho, os colonos declararam sua independência da metrópole e a guerra prosseguiu até o ano de 1781, quando os ingleses foram definitivamente derrotados na Batalha de Yorktown.
O reconhecimento da independência dos Estados Unidos pela Inglaterra se deu em 1783 e em 1787 uma Constituição norte-americana estabelecia uma república federativa, a separação dos poderes, o voto censitário e a manutenção da escravidão.
5. A Revolução Francesa, dentre outros aspectos, foi uma revolução política iniciada em 1789 que se tornou símbolo da destruição do Absolutismo. Sobre as condições da França pré-revolucionária, marque a única alternativa errada:
Luís XVI, Rei da França, não autorizou a convocação da Assembleia dos Estados Gerais para decidir sobre a reorganização das finanças do país.
A situação econômica foi agravada pela perda de colônias e mercados devido à derrota nas guerras contra a Inglaterra e a participação na guerra de independência dos Estados Unidos, o que onerou os cofres franceses.
A agricultura, maior fonte de renda do estado, estava em crise devido ao atraso tecnológico e às más colheitas, e a indústria francesa que era pouco lucrativa.
Com relação à situação social e política a sociedade francesa era dividida em três estados. O Primeiro e o Segundo Estados (Clero e Nobreza) monopolizavam os privilégios e estavam isentos de impostos.
O Terceiro Estado (burguesia, Sans Cullottes e os camponeses), maioria absoluta da população francesa, ficava responsável pelas despesas de todo o país, mas não tinha direitos políticos.


rqhreqjhtq: 4-- O Parlamento Inglês...

Soluções para a tarefa

Respondido por rqhreqjhtq
0

Resposta da questão 2

Montesquieu.

Perguntas interessantes