ENEM, perguntado por Caim, 1 ano atrás

1. Texto-base: O sucesso do parasita depende da sobrevivência do hospedeiro, pois a morte do hospedeiro significa a morte do parasita. Assim, o parasitismo pode ser definido como uma associação em que uma das espécies vive sobre a outra ou no seu interior, alimentando-se dela, ou ainda como uma relação de

dependência entre dois seres de espécies diferentes, na qual um tem dependência metabólica do outro por um tempo relativamente longo.

Analise as proposições a seguir com relação a algumas características deste tipo de associação e assinale V para verdadeiro e F para falso.

( ) O piolho, que vive e se reproduz no cabelo humano, é um bom exemplo de ectoparasita.

( ) Tênia (solitária) é um parasita heteróxeno, diferentemente do Ascaris (lombriga), que é um parasita monoxeno, cujo ciclo evolutivo é inteiramente realizado em um só hospedeiro.

( ) Quando um parasita é característico de certa região, mantendo-se em equilíbrio durante longos períodos de tempo, fala-se em endemia.

Escolha uma:
a. F – V – F.
b. V – F – F.
c. V – V – V.
d. V – V – F.
e. F – F – V.

Soluções para a tarefa

Respondido por Süsse
90
(V) Ectoparasita => aquele que consegue viver fora do corpo de seu hospedeiro (mas em contato com ele), pois ali obtém o necessário para sobreviver.

(V) Monoxenos ou monogenéticos são os parasitas que realizam o seu cicio evolutivo em um único hospedeiro. Como o Ascaris lumbricoides (lombriga)

Heteroxenos ou digenéticos são os parasitas que só completam o seu ciclo evolutivo passando pelo menos em dois hospedeiros.

Taenia solium => seu hospedeiro intermediário é o porco e o definitivo o homem.

(V) Endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local. Tem duração continua porém, restrita a uma determinada área.
Respondido por anayasminne07
17

Resposta:

V, V, V.

Explicação:

Perguntas interessantes