1)Texto base: Nas atividades profissionais, a todo momento nos deparamos com a necessidade de colocar em prática conhecimentos que permitam agir de forma racional para atingir o melhor resultado. Certamente algumas condutas nos ajudam a encaminhar melhor esse processo, especialmente se pautadas no espírito científico. Analise as afirmativas abaixo e identifique os elementos que devem servir de referência para a construção do conhecimento: I – Ter o espírito crítico e não o espírito da crítica como referência, buscando a demonstração e a prova como parâmetro principal. II – Estar aberto para a realidade, dispondo-se a compreendê-la e os problemas que nela ocorrem. III – Agir com perseverança e tenacidade, reconhecendo que muitas vezes as respostas não ocorrem de imediato. IV – Procurar não questionar muito para não criar inimizades ou contestação. Estão corretas:
Soluções para a tarefa
Sobre a construção de conhecimento, podemos afirmar que a alternativa correta é a A. Para que compreendamos melhor, vamos analisar cada uma das asserções:
- I) Assertiva correta pois o fato de ser crítico, de ter o espírito crítico não é um sinônimo de criticar. Criticar é um ato, ao criticarmos estamos avaliando de maneira externa algo, e ser crítico é um traço de personalidade.
- II) Assertiva correta pois é necessário que estejamos abertos para a realidade para que a compreendamos em sua totalidade. O essencial é que não levemos as nossas verdades como únicas. Por mais que estejamos certos, sempre podemos aprender com a visão das outras pessoas.
- III) Assertiva correta pois é necessário que sejamos tenazes e pacientes para que resolvamos os problemas conforme o prazo disponibilizado da melhor maneira possível.
- IV) Assertiva incorreta pois é possível ser crítico sem criar inimizades.
Como podemos fazer uma crítica sem criar inimizades?
É possível realizarmos críticas sem que sejamos criticados negativamente utilizando o método da crítica construtiva. É essencial que sejamos empáticos e compreendamos que o nosso posicionamento nem sempre agradará a todos, e muitas vezes a pessoa que será julgada pode estar realizando um comportamento sem perceber. Se a crítica for bem feita, seremos bem compreendidos.
Ao invés de criticarmos um colega de forma direta, devemos demonstrar como ela pode mudar o comportamento que não está sendo agradável ou que não esteja contribuindo.
- Exemplo de crítica errada: "A sua atitude está acabando com o desenvolvimento de todo o time de vendas."
- Exemplo de crítica construtiva: "Olá. Eu tenho acompanhado o seu trabalho e acredito que você é a pessoa certa para realizar umas mudanças no time de vendas. Vamos tentar por outro ângulo..."
Aprenda mais sobre resenha crítica em brainly.com.br/tarefa/18642534
#SPJ4